3 formas de melhorar a liderança através do respeito

Quem trabalha num ambiente empresarial, conhece as facetas boas e más dos gestores e líderes nas empresas. “Líder” implica liderar bem as pessoas, mas nem sempre é assim.
Nos modelos de liderança existentes, está muitas vezes em falta a importância de tratar todos com respeito na organização, independentemente do seu nível hierárquico. Já foi demonstrado o impacto positivo nas organizações o fomentar de uma cultura de respeito. E essa demonstração podem ter várias formas, incluindo respeitar e valorizar as ideias, opiniões, diferentes e visões de mundo que os outros têm. E mostram compaixão e respeito por cada pessoa que encontram. Esses líderes não julgam severamente – seja de forma pública ou privada – ou menosprezam ou atacam as pessoas. Assim como não têm reações exacerbadas quando são desafiados ou confrontados com os seus próprios erros. Independentemente da situação ou do desafio que enfrentam, esses líderes respeitam as pessoas com quem lidam.
Ora o “respeito” pode ser definido como reconhecimento de mérito e valor inerentes à outra pessoa e honrar esse valor inerente em palavras, ações e comportamentos. Líderes eficazes que fazem uma diferença positiva duradoura no seu trabalho, nunca usam a crueldade para derrubar os outros, como uma forma de demonstrar o seu poder. Esses líderes respeitosos lidam com os desafios de forma diferente e sempre respeitosa.
Sem respeito, o líder vai alienar e afastar as pessoas que está a liderar. Os colaboradores evoluídos, autoconscientes e auto-realizados e que eles próprios possuem grande capacidade de liderança, não toleram ser desrespeitados. As únicas pessoas que continuarão a seguir esse “líder” são aquelas que não se respeitarem ou consideram que de alguma forma se vão tornar mais poderosas se o líder tiver uma boa opinião sobre elas. Isto é não são pessoas que respeitam o líder, mas que de algum modo tentam tirar alguma vantagem desse relacionamento. Para melhorar as táticas de liderança que poderão melhorar drasticamente competência ao usar uma comunicação e comportamentos com mais respeito.
Conceito Nº 1: Com respeito, o líder obterá mais empenho e envolvimento da equipa
Num artigo do Harvard Business Review, “The Leadership Behavior That’s Most Important to Employees”, é evidenciado que ser mais respeitoso não beneficia só o líder, mas também todos em redor. O estudo realizado a quase 20.000 empregados em todo o mundo, evidenciou que o respeito é essencial para angariar empenho e envolvimento dos funcionários. Nenhum outro comportamento de liderança teve um efeito maior sobre os funcionários. Ser tratado com respeito era mais importante para os funcionários do que reconhecimento e apreciação, comunicando uma visão inspiradora, fornecendo feedback útil – ou até oportunidades de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento.
Dica: Os líderes devem questionar-se como são atualmente e que comportamentos e valores gostariam de transmitir e tornar a sua principal característica. Caso haja características que não respondem aos seus objetivos, pode tomar medidas imediatas para alterar esse comportamento. Se não consegue fazer esse trabalho sozinho, pode ser necessária ajuda externa para descobrir o motivo pelo qual ser mais respeitoso com os outros é tão desafiador.
Conceito Nº 2: O respeito reduzirá o grau de conflito e tensão na cultura de trabalho
Ao modelar o respeito pelos outros e incentivar esse comportamento em todos os que o rodeiam, a cultura de trabalho vai lidar com a tensão, conflito e desafio de formas mais eficazes e bem-sucedidas. Um estudo realizado pelo Center For Creative Leadership revelou que tratar as pessoas com respeito diariamente foi uma das coisas mais úteis que um líder pode fazer para gerir conflitos ou tensões. Uma descoberta interessante que surgiu do estudo foi que a ausência de desrespeito não é a mesma coisa que respeito. A eliminação do desrespeito, através de palavras ou comportamentos rudes, insultuosos ou desvalorizados, não gera por si só respeito. O respeito é uma ação, é criado através da demonstração de respeito. A ausência de desrespeito não tem o mesmo impacto positivo na resolução de conflitos ou tensões.
Dica: O líder deve avaliar se a forma como são tratadas as pessoas na empresa: se com a ausência de desrespeito, se com uma ação ativa de respeito. Uma resposta honesta permite reavaliar as áreas que deve investir para um crescimento no tratamento respeitoso com os outros.
Conceito Nº 3: O respeito cria um líder que faz as coisas corretas de forma certa e isso ajuda as outras pessoas a fazer o mesmo
A fiabilidade é a pedra angular para ganhar respeito e demonstrar respeito pelos outros. A fiabilidade tem dois componentes essenciais: fazer as coisas certas de forma correta. É a base do respeito, central para qualquer líder eficaz. O líder deve dizer a verdade, ser aberto e atencioso e ter a coragem de tomar a ação certa, mesmo quando não for fácil. Não ser capaz de aceitar a responsabilidade pelos seus próprios erros de julgamento e por seu comportamento antiético, prejudicial ou errado é uma caraterística do narcisismo. Os líderes que não se responsabilizam pelas suas ações erradas são no mínimo decepcionantes ou destrutivos.
Um líder narcisista argumenta que os fins justificam os meios. Este tipo de líderes usa linguagem elaborada sobre um bem maior, e convencem os outros a segui-los, mas a verdade é que os restantes não passam de peões no seu jogo. Os líderes narcisistas veem os outros como inferiores (menos inteligentes, menos dignos, menos capazes, menos merecedores) e deste modo justificam as suas mentiras e manipulações “.
Dica: Em primeiro lugar, os líderes do futuro devem ter um elevado grau de inteligência emocional e este ser o ponto de partida para um compromisso contínuo de desenvolver o autoconhecimento.
O líder deve ter coragem e força para olhar para si mesmo e perceber a origem dos seus pensamentos, mentalidades, valores e comportamentos fundamentais. Deve examinar de uma forma muito íntima e detalhista como o passado o moldou. Ao empenhar-se no seu autoconhecimento, toda a abordagem à sua vida, relacionamentos e liderança se transformará.