Warren Buffett elege as 3 qualidades que os investidores devem ter
Não é preciso ser “extremamente inteligente” para ganhar dinheiro no mercado de ações, assegura o multimilionário Warren Buffett.
O multimilionário Warren Buffett, um dos grandes investidores mundiais, tem por hábito partilhar algumas dicas de negócios nas cartas anuais que dirige aos acionistas da empresa Berkshire Hathaway de que é CEO. Na sua opinião, não é preciso ser-se especialmente inteligente para ser um bom investidor, mas reconhece que, regra geral, os bons investidores têm caraterísticas inatas que contribuem para bons resultados.
Das referidas cartas de Warren Buffet, sobressaem três caraterísticas.
Ser realista
Aqui está um traço fundamental para definir um ciclo de competências e perceber que há coisas que não sabe e não domina. Ou seja, ser realista e ter consciência de que para ser um grande investidor é preciso saber exatamente aquilo em que é bom e aquilo em que não é. Desta forma, não investe em empresas de tecnologia se não dominar suficientemente bem esta indústria. Por outro lado, se dominar o mercado segurador ou da banca, os investimentos são mais seguros.
Sede de conhecimento
Grande parte do dia de trabalho de Buffett é preenchido a ler o que surpreende muitos investidores. Conhecido por recomendar os melhores livros de investimentos aos accionistas das suas empresas, o milionário tem uma lista extensa de obras lidas, com preferência por autores como Benjamin Graham (O i«Investidor Inteligente) ou Phillip Fischer ( Common Stocks and Uncommon Profits). Warren Buffett já afirmou inúmeras vezes que acredita que os livros que leu moldaram o que pensa sobre negócios e investimentos e que continuam válidos nos dias de hoje.
Não seguir a maioria
Esta é uma caraterística a que Buffett alude com frequência. Investir numa determinada área só porque a maioria o está a fazer ou, pelo contrário, desinvestir porque outros também o fazem, é uma estratégia que pode resultar em perdas e levar a um baixo desempenho do investidor. Por isso, tenha disciplina nas suas decisões e distancia face à opinião popular, sugere.








