Candidaturas abertas para os prémios Best Of Wine Tourism 2027

Estão abertas as candidaturas para os prémios Best Of Wine Tourism 2027, que distinguem anualmente a excelência no setor do enoturismo a nível internacional. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal do Porto.

 As candidaturas para os prémios Best Of Wine Tourism 2027 estão oficialmente abertas até dia 29 de maio e pretendem distinguir a excelência no setor do enoturismo em sete categorias: Alojamento, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras em Enoturismo, Práticas Sustentáveis em Enoturismo, Experiências Gastronómicas e Serviços de Enoturismo.

A iniciativa é promovida pelo Município do Porto, no âmbito da Great Wine Capitals Global Network, uma rede internacional criada em 1999 da qual é membro fundador, e que reúne algumas das mais prestigiadas cidades e regiões vitivinícolas do mundo, promovendo a cooperação, a partilha de conhecimento e o desenvolvimento do enoturismo à escala global.

“O enoturismo é um segmento estratégico de aposta do Município do Porto, a par da gastronomia, e um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento do território, competindo-lhe o papel fundamental de contribuir ativamente para o desenvolvimento do setor e da região para o seu reconhecimento internacional. Nesse sentido, é com grande empenho e entusiasmo que reforçamos o nosso contributo nas Great Wine Capitals, projetando, a nível nacional e internacional, o Porto, o Douro e a região dos Vinhos Verdes como um destino de enoturismo de excelência mundial”, sublinha Hugo Beirão Rodrigues, vereador responsável pelos pelouros da Economia, Empreendedorismo, Mobilidade e Turismo. 

No decorrer do concurso a nível regional, serão atribuídos um prémio e uma menção honrosa em cada categoria. De entre os projetos premiados no concurso regional, será ainda designado um vencedor global por um júri internacional, constituído por representantes das Great Wine Capitals. Todos os vencedores regionais ficam também nomeados para o People’s Choice Awards, um momento onde o público é convidado a votar nos seus projetos favoritos.

As participações são gratuitas e podem ser realizadas online, sendo que após o encerramento das candidaturas, a 29 de maio, todas as propostas serão avaliadas e analisadas. Os vencedores regionais serão divulgados numa cerimónia a realizar no Porto, em data a anunciar, e a 22 de outubro no decurso da Assembleia Anual das Great Wine Capitals que terá lugar na Nova Zelândia, serão anunciados os vencedores Globais.

Todos os premiados passam ainda a integrar o Best Of Club – Porto, uma plataforma que promove a colaboração, partilha de conhecimento e valorização conjunta do ecossistema de enoturismo.

“Através de iniciativas como a organização deste concurso valorizamos o vinho enquanto ativo identitário e diferenciador do destino, consolidando não apenas a ligação da cidade ao Douro e aos Vinhos Verdes, mas também o desenvolvimento sustentável da região. Neste contexto, o Porto aposta na qualificação da oferta enoturística, na inovação e na visibilidade internacional, incentivando projetos de qualidade que contribuam diariamente para a afirmação do território como referência global neste setor”, afirma Hugo Beirão Rodrigues, vereador responsável pelos pelouros da Economia, Empreendedorismo, Mobilidade e Turismo. 

Fundada em 1999, a Great Wine Capitals é uma aliança internacional de cidades reconhecidas pelas suas regiões vinícolas, que colaboram para promover o enoturismo e o crescimento económico da indústria e das suas regiões. Atualmente é constituída por 11 cidades/regiões membro que incluem, além do Porto (Portugal), Adelaide (Austrália), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), São Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaiso-Casablanca Valley (Chile), e Verona (Itália).

Comentários

Artigos Relacionados