Fundação Ageas investe 30 mil euros em projetos de impacto social
Está em votação pública o Orçamento Participativo do programa Ageas Community Champions que pretende entregar 30 mil euros a dez projetos de impacto social a nível nacional.
A Fundação Ageas iniciou a fase de votação pública do Orçamento Participativo do programa Ageas Community Champions, uma iniciativa que envolve a comunidade e que pretende entregar 30 mil euros a dez projetos de impacto social pelo país, com o envolvimento dos mediadores Ageas Seguros.
O processo de votação online decorre até 26 de novembro e assim os portugueses podem escolher os projetos que querem ver implementados nas suas comunidades. Cada pessoa poderá votar uma vez no seu projeto favorito em cada uma das três regiões a concurso: Norte, Centro e Grande Lisboa, Sul e Ilhas.
Os três projetos mais votados por região, juntamente com um projeto adicional distinguido com uma menção honrosa, receberão um financiamento de até três mil euros cada para a sua implementação.
“O Orçamento Participativo do programa Ageas Community Champions reforça a descentralização das iniciativas de voluntariado e cidadania ativa promovidas pela Fundação Ageas. Convidamos as comunidades a votarem nos projetos que consideram mais relevantes para serem implementados em entidades sociais pelo país. Estas propostas são apresentadas pelos mediadores Ageas Seguros, que assumem um papel ativo como agentes de mudança, gerando impacto social positivo nas suas comunidades”, explicou João Machado, presidente da Fundação Ageas.
Recorde-se que o programa Ageas Community Champions nasceu da vontade da Fundação Ageas em promover a cidadania ativa e o voluntariado junto dos mediadores Ageas Seguros. Através de workshops de ideação, 70 mediadores desenvolveram 25 projetos focados em apoiar entidades sociais locais, que vão agora a votos. O programa conta com a parceria do Movimento Transformers, cuja missão passa por aumentar a participação cívica e social em Portugal e no mundo.
Os 10 projetos vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro, numa sessão online que celebrará o envolvimento dos mediadores e a participação da comunidade. A implementação dos projetos no terreno decorrerá ao longo de 2026.








