BPF lança 4.º aviso do IFIC com dotação de 15 milhões para Deep Tech
O quarto aviso IFIC Deep Tech do Banco Português de Fomento junta a ANI e a Startup Portugal com o objetivo de disponibilizar mais instrumentos para as empresas em todas as fases de crescimento.
O Banco Português de Fomento (BPF) e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) lançaram ontem o quarto aviso – IFIC Deep Tech, destinado às empresas do setor. Com uma dotação de 15 milhões de euros, este aviso destina-se a investimento em capital, estando inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As empresas Deep Tech que se quiserem candidatar terão acesso, após validação, a um ticket de até 750 mil euros, tendo de existir um coinvestidor privado que garanta, no mínimo, 30% do investimento. Os processos de avaliação e aprovação das candidaturas serão geridos pelo BPF, com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Além do financiamento, o programa IFIC Deep Tech possibilitará às empresas selecionadas o acesso a um programa de aceleração, em planeamento, pela Startup Portugal, entidade nacional responsável pela promoção do empreendedorismo. Ambas as iniciativas compõem o “Tech Foundry Portugal – Deep Tech Edition”.
Este aviso junta-se ao portefólio de instrumentos geridos pela ANI, pela Portugal Ventures e pela Startup Portugal, que apoiam todo o percurso desde a ignição (Start From Knowledge), pre-seed e seed (call Inov ID) e apoio ao financiamento e aceleração internacional (vouchers Go to EIC Accelerator e Deeptech) e reforço no financiamento para escalar as empresas (Fundo Deep Tech).
Este modelo integrado permite apoiar as start-ups ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a fase de conceção e validação tecnológica até à maturação, internacionalização e atração de investimento privado.
A dotação inicial do IFIC é de 315 milhões de euros, dos quais 15 milhões de euros estão destinados ao IFIC Deep Tech, podendo abranger até 20 empresas, caso se aplique o valor máximo.








