Unicorn Factory Lisboa volta a premiar o ecossistema empreendedor nacional
A Unicorn Factory Lisboa vai entregar seis prémios aos melhores fundadores e start-ups do ecossistema nacional este ano. As candidaturas decorrem até 5 de setembro.
A Unicorn Factory Lisboa lançou a edição deste ano dos Entrepreneurship Awards, com seis categorias que premeiam o empreendedorismo e o desempenho dos fundadores e start-ups, incluindo o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano. A cerimónia de atribuição dos prémios vai decorrer no dia um de outubro, no Capitólio, em Lisboa, contando com o apoio da Galp enquanto parceiro principal e a Casa do Impacto, Concentrix e a NTT Data enquanto parceiros de categoria. As candidaturas e nomeações já estão abertas.
Segundo Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, “os Entrepreneurship Awards da Unicorn Factory Lisboa são um marco crucial no ecossistema empreendedor de Lisboa. Este evento não apenas celebra o talento e a inovação dos nossos empreendedores, mas também fortalece a comunidade de startups que impulsiona o crescimento económico e a inovação”.
Tal como em 2023, a edição deste ano conta com seis categorias. A Startup Mais Promissora destina-se a premiar a start-up vencedora do programa de incubação Startup Lisboa. Serão selecionadas 10 start-ups de entre das mais de 250 startu-ps incubadas na Unicorn Factory Lisboa, em parceria com o unicórnio internacional Concentrix. A vencedora receberá um convite para uma das principais feiras internacionais de startups, o Slush, em Helsínquia, Finlândia.
Já a Melhor Startup de Impacto premeia a start-up com uma solução inovadora, diferenciadora e escalável na resposta a um desafio social e/ou ambiental, através de um prémio de 2.500 euros entregue em parceria com a Casa do Impacto. A categoria Melhor Startup Universitária destina-se a premiar a start-up fundada por jovens universitários, que demonstrou desempenho excecional e inovação ao longo do último ano, com a quantia 2.500 euros em parceria com a NTT Data.
O Prémio Ecossistema destaca o contributo ativo de uma pessoa ou entidade no desenvolvimento e resultados do ecossistema empreendedor português. O Prémio João Vasconcelos – Melhor Pitch destina-se à melhor apresentação dos finalistas do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano;
Por fim, o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano – inicialmente lançado em 2019 em homenagem a João Vasconcelos, primeiro diretor executivo da Startup Lisboa – destina-se ao fundador que, no último ano, se destacou pelo desempenho no desenvolvimento e expansão da atividade da sua startup e que mais contribuiu para o ecossistema empreendedor nacional. Este prémio será entregue em parceria com a Galp.
No ano passado, os prémios destacaram um conjunto de líderes e start-ups que impactaram o panorama português – a Musiversal, na categoria Startup Mais Promissora, a Actif enquanto Melhor Startup de Impacto, a Ward Analytics na vertente Melhor Startup Universitária, o fundador Marcelo Lebre da Remote com o Prémio Ecossistema e Mauro Frota, da BHOUT, foi apontado no Melhor Pitch do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano. Por fim, Jon Fath da Rauva levou o galardão que distingue o fundador com o maior impacto, o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano.
As candidaturas aos prémios estão abertas a toda a comunidade, através do preenchimento do formulário no site da Unicorn Factory Lisboa. Qualquer pessoa pode também nomear uma start-up ou um fundador para as categorias de Melhor Startup de Impacto, Melhor Startup Universitária, Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano.
O período de nomeações decorre até dia 5 de setembro e o de candidaturas até 8 de setembro. Os vencedores serão anunciados na cerimónia Entrepreneurship Awards 2024 que vai ocorrer em outubro, em Lisboa.








