Há mais um podcast nacional para ouvir. É sobre responsabilidade social.

Chama-se “Do Outro Lado” e é um podcast sobre responsabilidade social, que explora tópicos como voluntariado corporativo, intervenção social das empresas e desenvolvimento sustentável.

Dar a conhecer casos reais de empresas e o seu caminho no âmbito da Sustentabilidade e Responsabilidade Social. É este o objetivo do podcast “Do Outro Lado”, lançado por Afonso Borga, mestre em Estudos de Desenvolvimento e Gestor de Projetos de Responsabilidade Social.

Em episódios de 30 minutos, Afonso Borga conversa com responsáveis de empresas de várias dimensões e setores e explora tópicos como voluntariado corporativo, intervenção social e desenvolvimento Sustentável.

“Em tempos exigentes e instáveis como os que vivemos, são muitos os desafios que se colocam à forma como nos organizamos enquanto sociedade e como pensamos e estruturamos as instituições e formas de trabalho, mas também novas oportunidades e formas de pensarmos as empresas e o seu impacto social. Efetivamente, as empresas podem e devem ter um papel fundamental para a transformação social, ao contribuírem cada vez mais para o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e sustentáveis”, explica Afonso Borga ao Link to Leaders.

Para o também Social Responsibility Manager na Auchan, “a realidade mudou, não só por mero capricho, mas porque as exigências e desafios que vivemos já não nos deixam ficar no caminho que sempre foi seguido e que sempre foi confortável. Os consumidores já não são os mesmos, os colaboradores já não são os mesmos, os investidores já não são os mesmos. Exigimos hoje às empresas que também elas sejam agentes ativos na transformação e com um propósito claro que beneficie a comunidade. E, consequentemente, que os líderes empresariais estejam cada vez mais comprometidos com a Responsabilidade que as suas empresas têm na sociedade e os impactos que geram”.

Afonso Borga já conversou com “responsáveis de empresas de Retalho, como a Auchan, na pessoa da diretora de Responsabilidade Social e Ambiental, Rita Cruz, da Indústria Alimentar, como a Casa Mendes Gonçalves, através do seu CEO Carlos Gonçalves, empresas da área da Saúde como a CUF, através de Mariana Ribeiro Ferreira, diretora de Cidadania Corporativa, Sociedades de Advogados como a Vieira de Almeida & Associados, através de Margarida Couto, Partner da VdA e presidente do GRACE, mas também Fundações Corporativas, como o caso da Fundação Ageas, através do João Pedro Machado, presidente do Conselho de Administração”.

Foram muitos os temas abordados, desde a evolução da responsabilidade social em Portugal, e a forma como as empresas têm integrado cada vez mais este tema de forma estratégica, os desafios da implementação da Nova Diretiva de Reporte de Sustentabilidade, o desenvolvimento de ambientes inclusivos nas empresas, por exemplo, através da integração de pessoas com deficiência ou o Voluntariado Corporativo e o seu impacto nos colaboradores e na comunidade.

Para os próximos episódios, “iremos contar com Inês Oom de Sousa, que nos irá falar do caso da Fundação Santander, Tim Vieira, da Brave Generation, e Isabel Paiva, da Cofidis”, revela.

Comentários

Artigos Relacionados