Associação BRP lança ferramenta para ajudar as PME com práticas de corporate governance

A nova ferramenta digital da Associação Business Roundtable Portugal insere-se no Programa Metamorfose e destina-se a PME nacionais.

A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) começou a disponibilizar uma plataforma de Scoring que permite às pequenas e médias empresas (PME) medirem o seu grau de maturidade em matéria de governance, assim como receberem recomendações de boas práticas para fortalecer a sua estrutura organizacional.

Este modelo de autoavaliação, digital e intuitivo, está acessível através do website do Programa Metamorfose – metamorfose-governance.pt, e permite que as empresas tomem consciência dos seus pontos fortes e fracos, além de poderem comparar a sua avaliação com os resultados de outras empresas do mesmo setor, dimensão ou geografia, e receberem recomendações de quais as áreas mais prioritárias para reforço do governance, ou seja, aquelas em que a sua realidade atual estará mais longe das melhores práticas.

O Scoring está estruturado em 4+1 pilares de corporate governance: órgão de governo e tomada de decisão; transparência e reporting; gestão de risco e controlo interno; cultura e compromisso com o governance; e governance em empresas familiares, quando aplicável. Cada pilar tem várias dimensões de avaliação, cada uma com um conjunto de questões de resposta simples.

A médio prazo, a expetativa da Associação BRP é que esta ferramenta evolua para um modelo de certificação em governance, ao qual as empresas poderão voluntariamente aderir e que possa, por exemplo, facilitar o acesso a melhores condições de financiamento e a relacionamentos de maior confiança com os seus clientes e fornecedores.

Esta iniciativa faz parte do Programa Metamorfose – composto pelas ferramentas Guia de Boas Práticas, Scoring e uma Bolsa de Conselheiros -, um programa desenvolvido em colaboração com o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, que espera atingir todas as PME portuguesas.

António Rios de Amorim, vice-presidente da Associação BRP, explicou que “este Scoring pretende levar os gestores e empresários a refletir sobre as práticas de governance nas suas organizações. Mais do que dizer o que devem fazer, sugere caminhos de solução e ação, cabendo a cada empresa escolher qual o melhor face à sua realidade empresarial e como o percorrer. Muitas das empresas associadas do BRP já passaram por estes desafios, por isso sabemos que este é um processo de mudança exigente. Acreditamos que colocar este nosso conhecimento e experiência ao serviço de outras organizações poderá facilitar a evolução”, conclui.

Comentários

Artigos Relacionados