3 maneiras de vender mais com o tráfego já existente

Saiba como vender mais sem precisar de fazer investimentos adicionais no seu orçamento de marketing.

A ideia de que para vender mais produtos/serviços precisa de aumentar o tráfego no seu website está correta. Independentemente disto, por vezes, basta fazer alguns ajustes para aumentar as receitas com os visitantes que já recebe com o seu plano de marketing.

Com este objetivo em mente, apresentamos-lhe três medidas que pode implementar segundo Hernan Vazquez, autor do livro “Perpetual Profits: The 3 Step Formula To Quickly Gain Profits”.

1 – Reconquistar o tráfego
Costuma dizer-se em marketing que o visitante mais caro é o novo visitante. Se estiver a pagar por anúncios em plataformas como o Facebook, Instagram, Google ou a investir dinheiro para melhorar o SEO ou as adwords, está a pagar para dar a conhecer o seu produto/serviço.

O problema dos visitantes que carregam num anúncio pela primeira vez – e que ficam a conhecer a sua marca – prende-se com o facto de serem os potenciais clientes que fogem mais rapidamente. Se não houver interesse ou algo que os lembre que a sua marca existe, o mais provável é cair no esquecimento.

Para relembrar os seus visitantes da sua marca pode sempre “segui-los” noutros sites, através do remarketing. O mais provável é já ter sido alvo de uma campanha do género, onde clica num anúncio ou interage com uma marca no Facebook, por exemplo, e, como por magia, aparecem anúncios da marca em todas as plataformas.

Pode fazer o mesmo através das ferramentas do Google ou do Facebook.

2 – Manter contacto com os seus visitantes
Antes de tomarem a decisão de comprar um produto/serviço a maioria das pessoas precisa de entrar em contacto com a sua marca mais do que uma vez. Quando aposta simplesmente em captar pessoas novas para o website dificilmente vai haver uma conversão para as vendas. Isto, segundo Hernan Vazquez, é como fazer um “pedido de casamento no primeiro encontro”.

Tal como não faria isto a uma pessoa com que quisesse manter uma relação duradoura, é importante levar a relação com os seus potenciais clientes com calma (não apresentando imediatamente o que lhe está a vender, por exemplo).

Uma das melhores maneiras de atingir este objetivo passa por recolher os e-mails dos seus potenciais clientes, de forma a poder, posteriormente, enviar newsletters, promoções ou qualquer outra comunicação que considere relevante.

Para conseguir o e-mail não basta colocar uma caixa com o pedido. Em vez disto, Vazquez aconselha a dar alguma coisa de volta (como um livro digital com conselhos, por exemplo). Esta estratégia vai garantidamente ter melhores resultados do que usar o simples “subscreva para receber atualizações sobre a nossa marca.

Importante referir que ter acesso aos e-mails dos seus potenciais clientes não é sinónimo de enviar-lhes um comunicado todos os dias. Utilize esta ferramenta para seu benefício. Enviar e-mails todos os dias a relembrar a existência da sua marca poderá ter resultados opostos ao pretendido e resultar na anulação da subscrição.

3 – Teste páginas diferentes
A terceira forma apresentada por Vazquez envolve fazer algumas mudanças no seu website e testar os resultados. Isto passa por componentes como o layout, conteúdo, títulos, imagens dos produtos, entre outras coisas.

Para o fazer pode recorrer a testes A/B, onde consegue dividir o seu público e perceber qual dos formatos resulta melhor. Isto pode ser usado tanto para a página principal como para a página onde vende os produtos.

Com este tipo de testes consegue perceber qual é a página que atinge melhores resultados e que, por isso, deve ser utilizada para aumentar a interação dos seus visitantes.

Este processo é longo e as grandes empresas gastam quantias consideráveis a testar as melhores maneiras de aumentar a conversão e interação dos seus clientes. No entanto, se tiver um orçamento apertado, estes cinco componentes são os mais importantes a ter em conta:

– Design / Layout
– Títulos / Cabeçalhos
– Imagens dos produtos/serviços
– Texto Call To Action
– Cores Call to Action

Faça os testes pela ordem apresentada na lista. Comece por testar o design e o layout das páginas que pretende melhorar. Utilize a página “vencedora” e faça os testes aos títulos/ cabeçalhos. Mude as imagens dos produtos e, por fim, teste o texto e as cores call to action pela respetiva ordem.

Este é um processo algo longo e complicado. Vazquez aconselha, caso tenha possibilidade, a contratar uma empresa ou um especialista.

Comentários

Artigos Relacionados