3 erros matinais que podem pôr em risco a sua “paz de espírito” e produtividade

Sabia que olhar para o telemóvel assim que acorda pode afetar a sua produtividade ao longo do dia? Mas há mais hábitos matinais que o podem prejudicar. O Link To Leaders explica-lhe quais.

Já todos sabemos que quando dormimos bem e acordamos revitalizados, o dia parece fluir melhor. Mas, pelo contrário, quando acordamos tarde ou passamos a manhã numa correria, parece que tudo começa mal. A forma como começamos o nosso dia pode influenciar positivamente (ou negativamente) as horas de produtividade que se seguirão.

Uma boa rotina matinal pode fazer milagres para o seu corpo, mas também para a sua mente, mas há alguns hábitos que, se adotados pela manhã, podem prejudicar o resto do dia, aumentando a propensão para o stress e a distração, segundo o Entrepreneur. Conheça-os a seguir.

1. Levantar-se imediatamente da cama após o despertador tocar
Faça o que fizer, não se levante (nem salte da cama) imediatamente quando o despertador tocar. Ao invés disso, e ainda que seja um erro cometido com boas intenções, porque dificilmente voltar-se-á a deitar depois de ter ouvido o despertador a tocar, é importante alertar para o perigo que isso traz: pode desconectá-lo do seu corpo.

Assim, a solução é dedicar alguns minutos a alongar o seu corpo ao máximo. Este conceito, que foi inspirado na investigadora Amy Cuddy que o denominou de “Power Pose”, defende que, quanto mais o seu corpo se estica, mais o ajudará a sentir-se confiante. Também o alongamento aumenta o fluxo sanguíneo em todas as áreas do corpo.

2. Olhar para o telemóvel mal acorde
O estudo Lifestyle of Mobile Consumers, da RootMetrics, mostra que 1 em cada 4 jovens adultos utilizadores de dispositivos móveis verifica os seus telemóveis logo após acordar.

No entanto, de acordo com Glenn Lundy, autor do podcast #RiseandGrind, pegar no telemóvel logo após acordarmos, é um grande erro. “A nossa mente e o nosso corpo não estão prontos para este tipo de estimulação”, afirma, frisando que “não há nada no nosso telemóvel que não possa esperar por nós”. “E você estará mais bem preparado para lidar com qualquer crise no trabalho ou notícias empolgantes quando tiver totalmente acordado e concluído uma rotina matinal saudável”, acrescenta Lundy.

3. Ficar a dormir até tarde
Um estudo da Americaislepp relata que as pessoas que se levantam de madrugada, por volta das 4 da manhã, responderam que se sentiam altamente produtivas em cerca de 71% das vezes. Este resultado, quando comparado com as pessoas que permaneceram inativas até às 11 da manhã, demonstra diferenças surpreendentes: este último grupo é produtivo em apenas 36% do seu tempo.

Essa produtividade também se traduz em valores monetários, uma vez que o mesmo estudo descobriu que quem se levanta cedo ganha, em média, 15 mil dólares (o correspondente a 12.7 mil euros) a mais do que aqueles que ficam a dormir até tarde.

Comentários

Artigos Relacionados