3 dicas que as empresas podem adotar para melhorar a saúde mental no trabalho

O World Economic Forum (WEF) sugere três formas de melhorar a saúde mental no trabalho que os empregadores podem pôr em prática junto das suas equipas.

Com a saúde mental dos trabalhadores na ordem do dia, e com os dados internacionais a mostrarem que, anualmente, são perdidos cerca de 12 biliões de dias de trabalho devido à ansiedade e à depressão, cada vez mais empresas procuram encontrar soluções para proporcionar um ambiente laboral que beneficie as suas equipas.

Muitas vezes, bastam pequenas alterações quer nos espaços do escritório, quer nos processos de trabalho, ou nos benefícios proporcionados, para que os trabalhadores encontrem nas empresas onde trabalham um ambiente de bem-estar.

O World Economic Forum (WEF) resumiu três formas através das quais os empregadores podem melhorar a saúde mental dos seus trabalhadores e, por inerência, melhorar também a produtividade da empresa.

Quartas-feiras de bem-estar ou sextas sem reuniões – ao longo da semana de trabalho, crie espaços e tempo para que os trabalhadores possam focar-se neles próprios. Quer sejam horas ou dias, todas as semanas, ou mensalmente, essa deve ser uma ocasião para investir no bem-estar pessoal.

Reuniões Walk and Talk – sempre que possível, afaste-se dos ecrãs e das salas de reuniões. Em vez disso, aproveite para apanhar ar fresco, porque passar tempo fora das portas do escritório é bom para a saúde mental. Além de também ser uma ótima forma de conectar os membros das equipas.

Reserve tempo para perguntar às equipas como estão  – 39% dos trabalhadores nos Estados Unidos dizem sentir um forte sentimento de pertença e felicidade no trabalho, quando os colegas perguntam o que estão a fazer. Os trabalhadores afirmam que isso representa mais para eles do que o feedback ou reconhecimento público.

Comentários

Artigos Relacionados