12 técnicas mentais para alcançar o sucesso

Causar um impacto positivo sobre sócios, acionistas, colaboradores e clientes pode ser determinante para alcançar do sucesso. Eis 12 técnicas mentais que o ajudarão a ser mais influente.
Todos os dias surgem situações em que a sua capacidade de gerar um impacto positivo no outro e de o influenciar podem ser determinantes no sucesso da empresa.
Travis Bradberry, coautor do livro Emotional Intelligence 2.0 e presidente da TalentSmart, partilhou no Entrepreneur 12 técnicas com base em caraterísticas pouco conhecidas do cérebro, que acredita serem capazes de o tornar numa influência inconsciente para os outros.
Bradberry alerta que nenhuma destas técnicas são enganadoras ou mal-intencionadas, à exceção da número seis, mas que espera que seja usada com sabedoria.
- Quando um grupo de pessoas ri, os membros fazem contacto visual com a pessoa com a qual se sentem mais próximos
Esta técnica pode ajudá-lo a observar os tipos de relações num dado grupo de pessoas. Pode ser-lhe útil para descobrir quais os membros da sua equipa que têm mais afinidade e/ou potencial para colaborarem entre si. Por outro lado, se reparar para quem tem tendência a olhar e no potencial que encontra nessa pessoa poderá aprender muito sobre a sua própria pessoa.
- Comece a agradar mais às pessoas quando estas lhe fazem um favor
Quando convence as pessoas a fazerem-lhe um favor, estas, inconscientemente, justificam-se internamente porque devem fazê-lo. Entre as explicações típicas estão o “és meu amigo”, “fica-me bem” e “parece ser uma pessoa que também me ajudará quando precisar”. Estas justificações são excelentes para si, uma vez que não só obteve a ajuda que procurava, como também consegue agradar mais a quem o auxiliou.
- O silêncio gera respostas
Quando perguntar algo a uma pessoa e esta demorar a responder, não se apresse a mudar o tema da conversa. Permanecer em silêncio pode ajudá-lo. Estas pausas fazem com que as pessoas sintam que devem falar. Trata-se de uma grande ferramenta de negociação. Assegure-se apenas de não cair na tentação de entrar em conversa fiada.
- As mãos abertas e para cima geram confiança
Há um protocolo na Legoland que indica que, se um visitante perguntar algo, o funcionário deve prestar as indicações com as mãos abertas. Isto deve-se ao facto de o gesto aumentar a confiança e fazer com que as pessoas fiquem mais dispostas a aceitar o que lhes está a ser dito. Pelo contrário, apontar pode ser visto como um movimento agressivo.
- Assentir com a cabeça durante uma conversa ou quando faz perguntas a outras pessoas faz que concordem consigo
Na próxima vez que necessite que alguém concorde consigo tente assentir com a sua cabeça enquanto fala. Inconscientemente, o seu interlocutor tentará a imitar a sua linguagem corporal. Quando assente ao falar, está a indicar que o que estás a dizer é verdadeiro e desejável.
- Se tiver que dizer uma mentira, acrescente detalhes embaraçosos para a tornar mais credível
Quanto mais detalhada é a mentira, mais real parece. Quando acrescenta detalhes, faz com que as pessoas imaginem a história. E quando esses detalhes são embaraçosos, a mente torna essa história mais credível. Porquê? A lógica aponta para que se alguém inventa algo, vai tentar brilhar e não tornar-se ridículo. Mas lembre-se da sua ética e evite usar esta técnica mental.
- As pessoas lembram-se melhor das coisas incompletas
A tendência natural do cérebro para se lembrar quando algo não está terminado chama-se efeito Zeigarnik. Alguma vez viu uma publicidade na televisão que terminou antes de tempo? Isto faz com que o anúncio permaneça na sua memória mais tempo do que outra publicidade. A melhor maneira de esquecer coisas incompletas (publicidades ou músicas) é acabá-las na sua mente. Se tem uma canção “que não o larga”, tente cantar os últimos versos. Vai surpreender-s com a rapidez como a esquecerá.
- Mastigar pastilha elástica relaxa-o e faz com que se foque
Mastigar baixa os níveis de cortisol, a hormona responsável pelo stress. Também o põe mais alerta e melhora o seu desempenho em tarefas relacionadas com a memória. Isto consegue-se através do aumento da circulação no cérebro. Quando está numa situação stressante, ao mastigar pastilha elástica evita que o seu cérebro entre no modo “lutar ou correr”, que basicamente o ilude e o leva a toma más decisões.
- Os pés das pessoas revelam os seus interesses
Quando falar com alguém tente prestar atenção aos seus pés. Se apontam para si, o seu interlocutor está interessado no que lhe está a dizer. Mas se apontam para outro lado, provavelmente está a pensar noutra coisa.
- Use o nome da pessoa que acabou de conhecer
O objetivo aqui é repetir o nome da pessoa pelo menos três vezes nos primeiros cinco minutos da conversa. Trata-se de uma técnica que tem de ser feita de maneira natural ou pode parecer forçado.
Pode usar frases como “Olá ___”, “Encantado por o conhecer, ___” e “De onde é, ___?”.
- Mostrar emoção faz com que agrade às pessoas
Trata-se de um exemplo de “conduta espelho” em que imitamos os movimentos das pessoas que se encontram ao nosso lado. Se mostrar emoção quando vê alguém, este emocionar-se-á por o ver. Trata-se de uma técnica simples de deixar uma boa primeira impressão.
- Mantenha o contacto visual durante 60% da conversa
Não mover o olhar pode ser incomodativo e agressivo para o interlocutor, mas evitar olhá-lo de frente faz parecê-lo desinteressado ou digno de pouca confiança. Olhar para a outra pessoa durante 60% da conversa mostrá-lo-á como alguém com quem vale a pena conversar.