Zero Cups, a proposta portuguesa que quer tornar as compras a granel mais sustentáveis

A The Loop Co juntou-se à Loja do Zero para apresentar os Zero Cups que prometem acabar com as embalagens de utilização única. Estes recipientes funcionam através de um sistema digital e robotizado, tendo a capacidade de armazenar toda a informação sobre o produto.

Para combater o uso de embalagens descartáveis, os Zero Cups, um produto que está a ser desenvolvido pela The Loop Company, apresentam uma tecnologia de rastreio que mostra a data de validade, a origem e os valores nutricionais dos alimentos. O projeto ganhou a última edição do Novo Verde Packaging Enterprise Award, um prémio de 25 mil euros destinado ao sector de embalagens em Portugal focado na economia circular.

“Já estamos a ouvir que o plástico de uso único é um problema há muito tempo e sempre acreditámos que a tecnologia podia fazer a diferença. Os Zero Cups provam isso mesmo, pois com tecnologia conseguimos criar um ecossistema de embalagens totalmente circular que resolve o problema das operações a granel, tanto do lado dos consumidores como dos retalhistas”, explica Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co.

“Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença”, acrescenta o responsável.

A The Loop Co. estabeleceu uma parceria com a Loja do Zero, uma loja de produtos a granel em Lisboa, para criar a embalagem com tecnologia de rastreio embutida (através de identificação por radiofrequência) que permite ao cliente aceder a informação da embalagem e do produto.

O cliente pode, também, monitorizar, através da câmara do telemóvel, quantas vezes o copo foi lavado, reabastecido e reutilizado. A app mostra ainda indicadores de impacto ambiental, como o número de embalagens evitadas a partir da compra do recipiente reutilizável, para que as pessoas percebam o impacto das suas ações na sustentabilidade do planeta.

Para que isto aconteça de forma prática, “os Zero Cups necessitam de viver num ambiente digital”, a começar na loja e a terminar na casa do consumidor, segundo se lê no comunicado da empresa. Assim, a The Loop Co. implementou um sistema robotizado e automatizado, o Smart Bulk System, desde a compra à preparação de encomendas e entrega. “O sistema enche rapidamente os copos na quantidade certa, evitando erros”, frisa Ricardo Morgado.

Quando as embalagens já não forem precisas poderão ser entregues em pontos de recolha e o dinheiro que as pessoas gastaram naqueles copos é devolvido.

As marcas interessadas poderão adquirir tanto os Zero Cups já cheios para a venda imediata ou a linha de automação Smart Bulk System para implementar nas suas operações.

 

Comentários

Artigos Relacionados