Vodafone Boost Lab abre candidaturas para projetos-piloto 5G inovadores
O Test bed Vodafone Boost Lab lança um programa para testar soluções tecnológicas que impulsionam a revolução 5G.
A Vodafone anunciou ontem o arranque da fase de candidaturas do Open Innovation Program do Vodafone Boost Lab. Trata-se de um programa (desenvolvido em parceria com a Beta-i), dirigido a start-ups e PME, nacionais e internacionais, que queiram testar e validar soluções tecnológicas aplicáveis ao 5G e às soluções tecnológicas de última geração. As inscrições decorrem até 21 de janeiro.
Até ao início do verão, as start-ups selecionadas desenvolverão na test bed Vodafone Boost Lab projetos-piloto baseados em tecnologias como o IoT e o edge computing, incluindo a realidade virtual e aumentada, drones, robótica, sensorização, big data e cloud computing, entre outras. A iniciativa aplica-se a pilotos com distintos níveis de prontidão tecnológica, estando previstos dois módulos: o módulo Tech, focado na cocriação de use cases de tecnologias inovadoras em ambiente real de negócio; e o módulo Business, que pretende estabelecer potenciais parcerias de negócio com empresas que integram o programa.
As start-ups e PME selecionadas vão poder testar e validar soluções escaláveis, eficientes do ponto de vista do custo, e que possam ser implementadas na infraestrutura de rede da Vodafone.
As adesões ao programa decorrem online, onde podem ser consultadas todas as informações sobre o processo de candidatura. Após o período de um mês e meio de seleção, as empresas escolhidas terão quatro meses para desenvolver os seus pilotos na test bed, estando prevista para o final de junho, a apresentação pública dos resultados.
Promovido em consórcio pela Vodafone, Capgemini e Ericsson, o Vodafone Boost Lab é uma test bed destinada a apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços na área do 5G e nas futuras gerações de redes de comunicações.








