Viagens e turismo: Portugal no top 12 do TTDI do Fórum Económico Mundial

Portugal ocupa a 12.ª posição do Travel & Tourism Development Index, um índice anual do Fórum Económico Internacional que avalia um conjunto de fatores e políticas que permitem o desenvolvimento sustentável e resiliente das viagens e do turismo.

A recuperação do setor das viagens e do turismo em acontecido a várias velocidades desde a pandemia, com alguns países a conseguirem posicionar-se melhor que outros na resposta aos desafios e oportunidades que o setor enfrenta.

A forma como os países, da Europa, aos continentes americano e asiático, se posicionam na cena mundial enquanto destino para viagens e turismo, voltou a ser avaliada no Travel & Tourism Development Index (TTDI) um índice emblemático do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum), realizado em parceria com a Universidade de Surrey.

Com contribuições das principais organizações interessadas em viagens e turismo, líderes de pensamento e parceiros de dados, o Travel & Tourism Development Index (TTDI) 2024 explora a recuperação do setor após a pandemia, ao mesmo tempo que destaca o potencial do setor para enfrentar os desafios globais, entre os quais se encontram, por exemplo, a degradação ambiental ou a obtenção de prosperidade socioeconómica. O Travel & Tourism Development Index posiciona-se como uma referência para que os diferentes players desta atividade possam avaliar o progresso do setor.

Do conjunto de conclusões apuradas pelo estudo, destaque para o fato da Europa dominar as 10 principais economias em T&T, embora o primeiro lugar seja ocupado pelos EUA, que mantiveram o primeiro lugar de 2023 como a melhor economia para viagens e turismo.

Uma ressalva para o facto de Portugal ocupar a 12.ª posição do ranking geral, no qual constam 119 países. É, aliás, o sétimo país europeu a constar na referida lista (ver quadro), a seguir à Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Suíça.

Globalmente, dos 30 países melhor pontuados no Travel & Tourism Development Index, 26 são países de rendimento elevado, 19 estão situados na Europa e sete na região Ásia-Pacífico. A maioria deles beneficia de ambientes empresariais favoráveis, políticas de viagens abertas, adoção de tecnologia avançada, boas infraestruturas de transporte e turismo e atrações interessantes. O relatório do Fórum Económico Mundial mostra que este grupo de 30 países foi responsável por mais de três quartos do PIB da indústria de T&T em 2022 e por 70% do crescimento do PIB entre 2020 e 2022.

 

Comentários

Artigos Relacionados