Start-up apoiada pela Toyota quer construir um carro voador até 2020

A marca de carros japonesa está a apoiar a Cartivator, uma start-up que pretende criar um carro voador que irá acender a tocha olímpica nos Jogos de 2020.

A Toyota confirmou ao jornal norte-americano USA TODAY que está a explorar soluções aéreas para os seus carros e que alguns dos seus funcionários estão a ajudar voluntariamente a Cartivator.

Apesar da empresa ainda não ter conseguido colocar o seu carro a voar, como se pode ver no vídeo abaixo, o líder do projeto Tsubasa Nakamura revelou, através de um blogue, que a start-up vai apresentar um modelo novo do carro voador em novembro.

Já tendo recebido perto de 340 mil euros da marca automóvel nipónica, a start-up diz ter a ambição de, até 2019, ter um carro voador que já possa se conduzido por uma pessoa e que consiga acender a tocha olímpica em 2020.

Nakamura referiu estar bastante agradecido “à Toyota e outras empresas e indivíduos que nos ajudaram até agora. Somos capazes de acelerar o desenvolvimento por causa deste apoio”.

Apesar de já terem sido retratados como o futuro, a maioria das pessoas não se sente segura com a possibilidade de haver carros a voar por cima da sua cabeça. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Transporte e Pesquisa da Universidade do Michigan, 83% das pessoas estão preocupadas ou muito preocupadas com a sua segurança na possibilidade de haver carros voadores.

O CEO da Tesla Elon Musk é um dos céticos em relação à questão dos carros voadores. O homem que quer levar pessoas ao planeta Marte dentro de poucos anos diz que há grandes desafios com os carros voadores: “vão ser bastante ruidosos, o vento produzido vai ser bastante forte”; acrescentando ainda que a possível situação de ter carros a voar sobre a cabeça causa ansiedade por nunca saber se há a possibilidade de “levar com um em cima”.

A Cartivator junta-se assim ao grupo de empresas que estão a criar carros voadores. A Uber e a Google fazem parte desta lista.

Comentários

Artigos Relacionados