Top 7 livros de 2016 para os empreendedores

Conceituado autor e orador, Geoffrey James apresenta aqueles que foram para si os melhores livros de 2016 e que considera fundamentais para todos os empreendedores e para quem esteja a pensar em criar o seu negócio.

Geoffrey James, cujo último livro publicado foi Business Without the Bullsh*t: 49 Secrets and Shortcuts You Need to Know, apresentou no Inc. aqueles que considera serem os melhores livros de 2016 para empreendedores e argumenta a sua escolha.

Já leu algum deles? O que achou?

  1. #AskGaryVee

Subtítulo: One Entrepreneur’s Take on Leadership, Social Media, and Self-Awareness
Autor: Gary Vaynerchuk

Porque deve ler este livro: Este livro é inspirador, divertido e cheio de ensinamentos. Irá ajudá-lo a comprometer-se com a sua carreira e o seu negócio, através de novas formas e com um novo entusiasmo. Confie em mim, aconselha Geoffrey James.

Melhor citação: “Há muitas pessoas com desempenho mediano no que fazem e, posteriormente, ficam confusas com os seus resultados medianos… Se houver algum conselho que lhes possa oferecer para mudar toda a trajetória da sua carreira, é que comece a puxar pelas duas pontas: suba a fasquia da sua filosofia de negócio e empenhe-se mais a fundo no seu trabalho. Deseje ser tão bom arquiteto como é pedreiro. Tem que ser capaz de, em simultâneo, pensar a nível elevado e sujar as mãos”.

  1. Venture Deals

Subtítulo: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist
Autores: Brad Feld e Jason Mendelson

Porque deve ler este livro: Não é de leitura fácil. No entanto, traz-lhe os conhecimentos básicos que, definitivamente, precisa de dominar, caso esteja a considerar o capital de risco como parte de seu plano de crescimento.

Melhor citação: “Embora seja desejável angariar capital de risco com um simples acordo sobre o custo, um aperto de mão e um breve acordo legal, isso raramente acontece. E, embora tenha havido muitas tentativas de padronizar o procedimento ao longo dos anos, o aumento do número de advogados, investidores de capital de risco e empresários, juntamente com o número cada vez maior de investimentos, impediu que tal acontecesse.”

  1. Born for This

Subtítulo: How to Find the Work You Were Meant to Do
Autor: Chris Guillebeau

Porque deve ler este livro: Todos os anos, pelo menos 100 pessoas pedem-me conselhos sobre a sua carreira. Na maior parte das vezes, não têm ideia do que realmente querem fazer com as suas vidas, o que torna muito difícil (isto é, impossível) dar-lhes qualquer conselho minimamente correto, afirma Geoffrey James. Este livro ajuda-o a concentrar-se no que realmente quer fazer. Depois disso, criar um negócio adequado não passa de um pormenor tático, diz Geoffrey James.

Melhor citação: “Já alguma vez perdeu a noção do tempo quando estava imerso num projeto que o apaixonava? Já assumiu um trabalho em que foi pago – mas gostou tanto que o teria feito com prazer, mesmo de graça? Vamos chamar a esta situação flow: a arte de desenvolver o seu talento e de se dedicar a algo em que realmente é bom. Esta situação, tal como a alegria e o dinheiro, é fundamental para desenvolver o seu trabalho. Há muitas coisas que podemos fazer razoavelmente bem, ou mesmo muito bem. Mas o flow work é diferente. Não irá fazê-las razoavelmente bem ou quase bem: irá fazê-las mesmo muito bem. Será uma coisa natural e fácil para si. Quando faz este tipo de trabalho, os outros ficam impressionados ou mesmo espantados com a forma como parece conseguir facilmente alcançar grandes resultados. Como é que ela consegue fazer isto? perguntar-se-ão”.

  1. The Third Wave[i]

Subtítulo: An Entrepreneur’s Vision of the Future
Autor: Steve Case

Porque deve ler este livro: “Achei os pontos de vista de Case muito generalistas e pouco inovadores. No entanto, este livro apresenta uma imagem perfeita do pensamento convencional sobre a high tech – uma perspetiva útil, caso esteja a planear lançar um negócio, ou garantir um financiamento, neste setor. (Leia “The Revenge of Analog”, apresentado mais abaixo, para ter uma visão mais completa das futuras tendências tecnológicas)”, aconselha Geoffrey James.

Melhor citação: “The Third Wave é a era em que a Internet deixa de pertencer às empresas de Internet. É a era em que os produtos vão obrigar à Internet, mesmo que não os possamos definir como de Internet. É a época em que a expressão “ligado à internet” começa a parecer tão ridícula como a expressão “ligado à eletricidade”, como se ambas fossem muito diferenciadoras. É a era em que o conceito da Internet das Coisas – sensores ligados aos produtos – será visto como demasiado limitativo, porque acreditamos que o que está para vir é a internet de tudo”.

  1. The Art of Startup Fundraising

Subtítulo: Pitching Investors, Negotiating the Deal, and Everything Else Entrepreneurs Need to Know
Autor: Alejandro Cremades

Porque deve ler este livro: Muitos empresários acreditam erradamente que, se tivessem acesso simplificado aos investidores de risco, seriam capazes de levantar dinheiro facilmente. Este livro descarta essa ideia, explicando, com pormenores úteis, o que é realmente necessário fazer para obter financiamento.

Melhor citação: “Os comunicados das empresas acerca de rondas de financiamento fechadas com sucesso que vê ou de que ouve falar, não refletem a realidade. Eles provêm apenas de um punhado de empresas, entre muitas, muitas outras operações de risco que são lançadas em cada ano. Levantar capital é uma arte. Cada pequeno pormenor tem de ser perfeitamente pesado no processo, a fim de garantir o capital com sucesso”.

  1. Main Street Entrepreneur

Subtítulo: Build Your Dream Company Doing What You Love Where You Live
Autor: Michael Glauser

Porque deve ler este livro: Enquanto muitos de nós tendem a pensar no empreendedorismo em termos do “Shark Tank”, a maioria das start-ups são empresas locais criadas para dar resposta a uma necessidade local. Este livro é um excelente e inspirador começo para os futuros empresários que não se veem como o próximo Zuckerberg.

Melhor citação: “Cerca de 90 por cento dos entrevistados classificam os pequenos negócios favoravelmente, com 53% a darem-lhes uma classificação de “muito favorável”. Além disso, quase metade dos americanos diz que os proprietários de pequenos negócios têm elevados padrões éticos; apenas 6% dizem o mesmo dos CEO das grandes empresas. Talvez o mais importante seja que dois terços de nós prefeririam comprar uma pequena empresa, mesmo que os preços fossem ligeiramente superiores”.

  1. The Revenge of Analog

Subtítulo: Real Things and Why They Matter
Autor: David Sax

Porque deve ler este livro: Se está farto de lutar contra a tecnologia digital e o desejo de experimentar tecnologia analógica de alta qualidade, está a ser tão tolo como aquelas pessoas que, na década de 1960, pensavam que os computadores eram uma moda passageira. Esta tendência é um grande negócio, tanto mais que é um ataque sujo contra os tecno-utopistas de Silicon Valley.

Melhor citação: “Rodeados pelo digital, desejamos agora experiências mais palpáveis quando centradas no ser humano. Queremos interagir com bens e serviços com todos os nossos sentidos, estando muitos de nós dispostos a pagar um preço para o fazer, mesmo que isso seja mais incómodo e dispendioso do que o seu equivalente digital… Para além das experiências analógicas poderem proporcionar-nos prazeres do mundo real e recompensas que as digitais não podem, por vezes o analógico também consegue ultrapassar o digital, como a melhor solução. Quando um fluxo selvagem de ideias nos assalta, a caneta continua a ser mais prática do que o teclado ou o ecrã táctil”.

 

[i] Edição portuguesa: A Terceira Vaga (Clube do autor, 2016) – Nota da redação do Link to Leaders.

 

Comentários

Artigos Relacionados