Opinião
ThirdEyeMedia nos palcos da Web Summit 2022

Não conseguiu marcar presença na Web Summit deste ano? Não se preocupe, a ThirdEyeMedia foi e conta-lhe tudo. Do humor à aquisição de utilizadores, passando pela criação de um excelente hook point, estas foram três das conversas que marcaram a conferência e que tive a oportunidade de moderar.
Humor na estreia do Verified
2022 foi o primeiro ano do Verified Track Stage na Web Summit e a ThirdEyeMedia esteve presente na conversa com a estrela do TikTok Madi B Webb e Jolyon Rubinstein, o escritor e autor que já venceu um BAFTA.
Dois dos pontos que se destacam da conversa sobre “lol-worthy content” estão relacionados com a origem do conteúdo destes criadores. Com 2.3 milhões de seguidores no TikTok, seria de esperar que Madi B estivesse muito tempo online, mas a influencer revelou que controla o tempo que passa nas redes sociais. Porquê? É uma forma de manter o seu conteúdo autêntico e não fazer o mesmo que os outros criadores estão a fazer no momento.
Jolyon Rubinstein, por outro lado, vai buscar inspiração ao jornalismo, aos temas que marcam a atualidade política. Trabalha mais em televisão do que no online para chegar a um público mais vasto, apesar de ter começado a carreira no digital. Atualmente é co-escritor e ator na série da BBC “The Revolution Will Be Televised”. Neste caso trata-se de um humor diferente, focado na sátira. Um humor que, segundo o próprio, nem sempre é aceite nos dias de hoje, em que o discurso é mais policiado por todos.
A ciência do hook point
Brendan Kane, o autor do livro “Hook Point: How to Stand Out in a 3-Second World”, foi o orador que entrevistei no Book Summit Stage. O hook point pode ser qualquer elemento, de uma simples frase a uma complexa personalidade, mas é aquilo que vai chamar à atenção dos outros no menor tempo possível. Ou não vivêssemos nós na era da rapidez. Para o autor, criá-lo ou identificá-lo em nós próprios não é propriamente uma arte, mas sim uma ciência. E deixou algumas dicas:
- Que seja autêntico e por isso gere confiança;
- Se estiver a apresentar um produto, pense no que o torna único, o que é que vem solucionar, que problemas vem resolver. É isso que vai ao encontro da expetativa do consumidor e, consequentemente, atrair a sua atenção;
- Garanta que aquilo que está a oferecer é claro e convincente;
- Encontre uma forma de se conectar com a audiência da forma mais humana possível através do storytelling;
- Ouça os consumidores.
Dominar a aquisição de utilizadores
Akin Babayigit, co-fundador e COO da Tripledot Studios, uma empresa unicórnio dedicada aos jogos, e Amy Wu, líder da FTX Ventures, que investe principalmente em empresas de crypto e Web3, foram os últimos oradores que conversaram com a ThirdEyeMedia na edição de 2022 da Web Summit.
O tema que marcou esta conversa foi a aquisição de utilizadores. Ou seja, a forma como se pode criar e aumentar uma base de utilizadores, ao mesmo tempo que se eliminam riscos do mercado ao fazer a construção de uma tecnologia criativa.
O conhecimento sobre aquisição de utilizadores é muito mais procurado do que qualquer outra competência. Costumava ser a programação, mas a linguagem de codificação muda tão rapidamente que a importante e valiosa habilidade hoje em dia é a compreensão do crescimento. Além da noção de como os dados podem informar sobre o crescimento e estratégia.