Tesla lança ronda de investimento de 1000 milhões de euros
Elon Musk, CEO da Tesla, vai avançar com nova ronda de investimento, com o objetivo de arrecadar cerca de 1000 milhões de euros para eventuais imprevistos na produção do primeiro modelo de produção em massa da marca, o Model 3.
O CEO da Tesla irá avançar com uma nova ronda de investimento em que espera arrecadar 1150 milhões de dólares (cerca de 1070 milhões de euros), segundo anunciado pelo QZ.
No passado dia 15, o CEO da Tesla apresentou uma oferta de 250 milhões de dólares (cerca de 233 milhões de euros) em ações da empresa e 750 milhões em dívida (cerca de 699 milhões de euros), num aumento de capital no qual ele mesmo subscreverá 25 milhões em ações /cerca de 23 milhões de euros).
Musk espera arrecadar nesta ronda um valor que lhe permita fazer frente à enorme procura de veículos que têm tido e que esperam distribuir a partir do primeiro trimestre de 2018. O compromisso da empresa é fabricar meio milhão de carros por ano, o que pressupõe um volume de fabrico seis vezes superior ao atual, de 84 mil unidades anuais.
Segundo o site espanhol 20minutos, Elon Musk assegurou numa nota enviada aos seus investidores que os custos de produção estão controlados, mas diz precisar de liquidez para se proteger de eventuais imprevistos na produção do Model 3, o primeiro modelo de produção em massa da marca. O CEO alega que uma maior almofada de liquidez seria uma proteção para a empresa, perante imprevistos e eventuais sobrecustos inesperados.
Musk espera assim financiar a produção do Model 3, modelo com o qual espera estabelecer definitivamente a Tesla como referência no mundo dos automóveis elétricos.
A Tesla já falhou o cumprimento dos prazos de entrega quando começou a produção do Model X e do Model S, embora, desde 2016 as entregas tenham começado a ajustar-se mais às estimativas. Porém, pretende que, com a gigafábrica a produzir baterias, consiga evitar atrasos nas datas de entrega dos seus automóveis aos clientes finais.