Startup Nano procura projetos com base nanotecnológica

Arrancou ontem a segunda edição do Startup Nano, um programa para start-ups com base nanotecnológica que tem o apoio da Startup Braga. As candidaturas podem ser submetidas até dia 23 de outubro.

A segunda edição do Startup Nano arrancou ontem, dia 22 de setembro. Este programa de aceleração e incubação promovido pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e pelo Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), que conta também com a colaboração da Startup Braga, tem como principal foco empreendedores portugueses e estrangeiros com projetos de base nanotecnológica.

Sendo exclusivamente direcionado para projetos deste género, que podem ser inseridos em setores como saúde, alimentar ou eletrónico, por exemplo, o Startup Nano assegura condições únicas para o desenvolvimento dos negócios, independentemente da fase em que se encontram.

A estas condições junta-se a possibilidade de desenvolver parcerias empresariais, o acesso a infraestruturas científicas e a laboratórios state of the art e facilitar a captação de investimento junto de investidores nacionais e internacionais. Os três melhores projetos têm a possibilidade de participar num roadshow internacional.

O Startup Nano tem quatro fases:

1ª : Workshops conduzidos por conceituados mentores nacionais e internacionais;
2ª : Avaliação técnica e seleção dos projetos
3ª : Entrada no programa de aceleração, que durará quatro meses
4ª : Os três melhores projetos instalam-se no INL para a fase de incubação

Para o diretor geral do INL, Lars Montelius, “a nanotecnologia é o futuro da nossa economia, a chave para darmos uma resposta eficaz aos desafios diários em diversos setores. Conseguimos transformar conhecimento em benefícios reais para a sociedade. O programa Startup Nano insere-se dentro das atividades e do programa de incubação que o INL desenvolve para apoiar empreendedores e permite uma maior dinâmica e cruzamento entre académicos, empreendedores e investidores, em prol destes objetivos.”

A primeira edição do Startup Nano recebeu 20 candidaturas e envolveu mais de 40 mentores. Deste programa nasceu a GoClean, a BestHealth4u e a Nesto. Nesta edição, os projetos podem vir a ter um financiamento entre 25 e 75 mil euros.

Comentários

Artigos Relacionados