Start-up testa solução em radioterapia no Hospital da Luz

Solução da start-up NU RISE, selecionada pelo HL Learning Health, empresa do grupo Luz Saúde, mede em tempo real a dose de radioterapia administrada a doentes.

A start-up NU RISE, sediada em Ílhavo, vai testar no Hospital da Luz Lisboa uma solução tecnológica inovadora que permite medir em tempo real e controlar a dose de radioterapia administrada em doentes que estão a realizar tratamentos do cancro. O projeto foi selecionado pelo Hospital da Luz Learning Health, empresa do grupo Luz Saúde dedicada à formação avançada, investigação translacional e inovação na prestação e gestão de cuidados de saúde.

A solução da NU RISE surgiu no âmbito da parceria do Hospital da Luz Learning Health com a Maze – a aceleradora europeia criada pela Fundação Calouste Gulbenkian, baseada em Lisboa e que trabalha exclusivamente com start-ups de base tecnológica cujas soluções contribuam para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A Maze e os seus parceiros disponibilizam acesso a capital, competências e network a start-ups que apresentem propostas para resolver desafios sociais e ambientais através dos seus negócios.

“A NU RISE foi selecionada para realizar este estudo-piloto connosco, por apresentar uma solução com um grande potencial. Tem a vantagem de conseguir fazer a medição da radioterapia diretamente no doente, sem que os profissionais de saúde alterem os procedimentos que já fazem”, explica Gonçalo Luís, da área de Inovação do Hospital da Luz Learning Health.

“A ferramenta apresentada pela NU-RISE destacou-se das propostas de outras start-ups por responder a uma necessidade real e por reunir à partida possibilidades de implementação numa grande empresa como a Luz Saúde”, acrescenta Gonçalo Luís.

“A NU-RISE desenvolve tecnologias inovadoras para monitorização em tempo real da dose de radiação a que o paciente é sujeito, para melhoria da precisão e segurança dos tratamentos. Tendo um forte carácter de inovação e I&D, o percurso da NU RISE demarca-se pela progressiva colaboração com unidades Hospitalares de referência na área da oncologia e radioterapia, nomeadamente o IPO do Porto e o Hospital Clinic em Barcelona”, explicou Joana Melo, cofundadora da start-up ao Link To Leaders.

A responsável adiantou ainda que “o interesse por parte do Hospital da Luz pela nossa tecnologia é a evidência necessária para a extensão do impacto desta nossa solução. Este piloto inicia assim uma estreita colaboração para aplicação do tecnologia da NU-RISE e, assim, garantir o nível de segurança necessário nas mais recentes modalidades de radioterapia, que permitem reduzir o número de sessões de tratamento em cerca de 75%.
Há, por todas estas razões, um grande entusiamo da nossa equipa e da equipa clínica de radioterapia e da Learning Health do Hospital da Luz”.

Após os testes realizados no equipamento do Serviço de Radioterapia do Hospital da Luz Lisboa, a solução será agora testada, numa primeira fase, em simulações de tratamento e será desenhado um plano para testar depois a solução em doentes que aqui realizam tratamentos de radioterapia.

Este programa com a NU RISE cumpre um dos objetivos do Hospital da Luz Learning Health: desenvolver, promover e apoiar a inovação aberta, disponibilizando os recursos necessários à criação de novos produtos e serviços que contribuam para melhoria da segurança do doente e da qualidade assistencial, explica o Hospital da Luz em comunicado.

Comentários

Artigos Relacionados