Start-up sueca transforma vapores da cozinha de restaurantes em energia para edifícios

Empreendedores suecos encontraram uma forma de reaproveitar os vapores produzidos durante a confecção dos alimentos como fonte de energia para edifícios.

O Burger King em Malmö, na Suécia, economizou o equivalente a 16 mil dólares (cerca de 15 mil euros) por ano na conta de eletricidade, graças a um aparelho desenvolvido por uma start-up sueca chamada Enjay, que reutiliza os vapores produzidos durante a confecção dos alimentos em energia.

O sistema, denominado Lepido, ajuda a reduzir não só as contas de eletricidade ao final do mês de qualquer negócio, como também diminui as emissões de gases poluentes, garante a start-up.

“Estávamos um pouco céticos no início”, referiu Maggad Khalidy, gerente do espaço de fast food, que foi selecionado para o projeto piloto inicial da Enjay, em 2016. “Mas vimos que a economia gerada e o retorno do investimento é bastante rápido”, acrescentou, citado pela BBC.

A Enjay acredita que o produto patenteado é o primeiro no mundo a oferecer uma recuperação de energia lucrativa a partir dos vapores emitidos na cozinha.

A Lepido, que não é mais do que uma caixa metálica, chegou ao mercado em 2018 e, desde então, foi instalada em cerca de 250 franchisings do Burger King na Suécia, Noruega e Dinamarca, bem como em cozinhas de escolas e hotéis nos países nórdicos, além de Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

O cofundador da Enjay, Nils Lekeberg, diz que um restaurante de dimensão média pode reduzir as suas contas de eletricidade em até 90% por ano, assim como a pegada de carbono anual em 30 toneladas com a Lepido.

Com a crise global de energia, a Enjay diz que agora está a ter um aumento no número de pedidos de donos de restaurantes de outras partes da Europa, além de Canadá e Estados Unidos.

Por exemplo, a nova tecnologia começou a ser testada recentemente em vários locais do Reino Unido, incluindo num Burger King localizado em Hertfordshire. A caixa metálica também foi instalada em filiais da rede de culinária Turtle Bay, nas proximidades de Manchester, e no restaurante Brindleyplace, em Birmingham.

Atualmente, a principal concorrente da Enjay é uma pequena empresa britânica chamada Dext, que colaborou com a rede de restaurantes Nando’s e com a Universidade Sheffield Hallam, para desenvolver um produto que transforma energia e tem uma função semelhante para capturar o calor “desperdiçado” das saídas de ar das cozinhas.

Comentários

Artigos Relacionados