Start-up portuguesa vence maior prémio de inovação agroalimentar

RumiPep, que é liderada por investigadoras da Egas Moniz distinguida pela EIT Food, vence o Innovator Fellowship 2025 com solução inovadora para produção animal sustentável.

 A RumiPep em parceria com a Egas Moniz School of Health & Science foi distinguida como vencedora da edição de 2025 do Innovator Fellowship Programme, promovido pela EIT Food, a maior iniciativa europeia de inovação no sistema agroalimentar.

A RumiPep propõe uma abordagem inovadora para a produção animal sustentável, centrada no desenvolvimento de aditivos funcionais resultantes do upcycling de subprodutos de origem animal atualmente não valorizados. Estes ingredientes, com propriedades antimicrobianas naturais, destinam-se a vacas leiteiras e procuram responder a desafios centrais do setor, como a redução do uso de antimicrobianos e das resistências associadas, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e a mitigação do impacto ambiental.

A participação das investigadoras no Innovator Fellowship contou com o apoio do CiiEM – Centro de Investigação Interdisciplinar da Egas Moniz, que financiou a inscrição no programa e teve um papel relevante na maturação inicial do conceito, através da iniciativa One Health Workshop Series.

“Este prémio representa a validação de que é possível transformar investigação académica em soluções com impacto direto no setor agroalimentar. O apoio da Egas Moniz e do CiiEM foi determinante para chegarmos aqui, e esta distinção dá-nos a motivação e os recursos necessários para darmos o próximo passo”, afirma Ana Vítor, cofundadora da RumiPep.

Já para Joana Oliveira, cofundadora do projeto “o reconhecimento internacional permitiu-nos consolidar a nossa visão estratégica e mostrou que o nosso contributo pode ajudar a responder a desafios reais da sustentabilidade e da produção animal”.

Durante o programa da EIT Food, as investigadoras receberam formação em design thinking, modelos de negócio e análise económico-financeira, integraram um bootcamp em Rimini, Itália, e beneficiaram de mentoria especializada.

Comentários

Artigos Relacionados