Start-up portuguesa premiada com 25 mil euros em concurso ibérico
A Immunethep recebeu 25 mil euros depois de ter sido distinguida com o primeiro lugar na categoria “ciências da vida” do concurso Empreendedor XXI. Houve mais dois projetos portugueses no pódio.
Os Prémios Empreendedor XXI distinguiram o trabalho desenvolvido pela start-up portuguesa Immunethep com o primeiro lugar na categoria de ciências da vida. Anexada a esta distinção veio uma recompensa monetária de 25 mil euros.
O projeto desta spin-off da Universidade do Porto foca-se no desenvolvimento de imunoterapias inovadoras. Isto foi conseguido através da descoberta do método comum às infeções mortais de se multiplicarem num organismo e provocarem doenças.
A Immunethep está atualmente a desenvolver uma vacina contra este tipo de infeções bacterianas que têm a capacidade de matar.
Para além da start-up portuguesa premiada com o ouro, a CoolFarm (que desenvolve soluções agrícolas modernas) e a Heptasense (tem uma plataforma integrada de reconhecimento de gestos) ficaram no pódio das categorias agroalimentar e tecnologias de informação, respetivamente.
Com estas distinções, tanto a Immunethep como estas duas start-ups vão agora ter acesso a um programa internacional de crescimento promovido pela norte-americana Singularity University e pela business school espanhola ESADE.
Na 11.ª edição dos Prémios Empreendedor XXI foram entregues 490 mil euros aos projetos que concorreram. Apesar de ser um concurso destinado a start-ups da Península Ibérica, esta foi a primeira vez que o evento se realizou em solo português. Das mais de 700 candidaturas recebidas, 146 foram de start-ups nacionais.