Start-up do mês: Worm Revolution

Projeto desenvolvido por equipa de Celorico de Basto quer reduzir a pegada ecológica associada ao lixo urbano. Como? Com o recurso a minhocários. Conheça a Worm Revolution, que está incubada na IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social.

Lançámos um desafio à IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social: eleger a start-up deste mês. A eleita foi a Worm Revolution (Revolução das Minhocas), que procura criar valor a partir dos resíduos, construindo, simultaneamente, um futuro mais limpo, através do desenvolvimento da vermicompostagem (compostagem com minhocas) em Portugal.

Nome da Start-up: Worm Revolution (Revolução das Minhocas)

Fundadores: Pierre Del Cos

Atividade: A Worm Revolution (Revolução das Minhocas) acredita que um mundo sem lixo é possível! Para isso organiza oficinas e instala sistemas sustentáveis de compostagem com minhocas (vermicompostagem), adaptáveis, simples e sem cheiros, para ajudar cidadãos e organizações a reduzirem a pegada ecológica do lixo orgânico e a produzirem fertilizantes naturais. Uma inovação ao serviço do ambiente, tendo como foco a economia circular.

Áreas de atuação: Ambiente | Economia Circular

Porque merece destaque: “O projeto Revolução das Minhocas – Worm Revolution foi um dos cinco projetos portugueses vencedores do Programa Jovens Empreendedores Sociais da Universidade Europeia. O programa tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores de carácter social, proporcionando, simultaneamente, visibilidade aos seus jovens líderes que, pelo carisma e propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor. Com o apoio da Universidade Europeia e da Laureate International Universities”, explicou Diana Sá, gestora de Inovação da Iris.
Segundo a responsável, este foi também um dos projetos vencedores (3.º classificado) da 3.ª edição do “Concurso TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”, na categoria de Inovação Social com Futuro, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Outra informação relevante: Pierre Del Cos (México, 1989), meio mexicano e meio francês, estudou ciências do ambiente e viajou pelo mundo até ficar apaixonado pela vida rural em Portugal. Agora vive em Cimo de Vila (Celorico de Basto), numa comunidade rural, onde procura a partilha, passar tempo com a natureza, ver crescer as árvores que planta e comer alimentos produzidos em casa.

“Na Revolução das Minhocas acreditamos que um estilo de vida sem lixo é possível! Com minhocas, é possível transformar o lixo da cozinha em fertilizantes naturais, de maneira divertida e higiénica. Ajudamos os cidadãos e organizações a reduzir a pegada ecológica dos resíduos orgânicos, fornecendo sistemas de compostagem com minhocas, fertilizantes de minhocas e organizando formações de vermicompostagem. Trabalhamos com as pessoas e a natureza para semear um futuro com os nossos valores: +Sustentabilidade +Impacto Social +Colaboração +Transparência +Ação contra a mudança climática”, explica o fundador.

Site:  https://www.facebook.com/revolucaodasminhocas/

Pierre Del Cos, fundador da Worm Revolution
Compostagem com minhocas
Pierre Del Cos, fundador da Worm Revolution
Compostagem com minhocas
Compostagem com minhocas
Pierre Del Cos, fundador da Worm Revolution
Comentários

Artigos Relacionados