Este mês lançámos o desafio à Indico de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a Spotlite, empresa de Coimbra que integra o mais recente Climate intelligence Briefing da Sfited, sendo apontada como das “Early-stage Startups to Watch”.
Nome da start-up: Spotlite.
Fundadores: Ricardo Cabral e Martino Correia.
Atividade: Fundada em 2017, a Spotlite desenvolve uma plataforma SaaS de monitorização de riscos para infraestruturas com base em dados de satélite. As soluções desenvolvidas visam a análise de múltiplos riscos que poderão pôr em perigo a integridade das infraestruturas, incluindo movimentação de solos, crescimento de vegetação, risco de inundações ou interferência de terceiros. A Spotlite tem um especial enfoque nas infraestruturas de transporte (rodovia e ferrovia), mas também nas redes de distribuição elétrica e oleodutos / gasodutos.
Volume de negócios: 36.760€ (2022)
Plano de negócios: A Spotlite encontra-se a trabalhar com empresas de renome no setor da gestão de infraestruturas, disponibilizando o acesso à plataforma de monitorização e ao sistema de alerta, com base em subscrições anuais. Apesar de operar já em diversos países, a sua prioridade mais imediata em termos de desenvolvimento de negócio centra-se o reforço da presença nos mercados da Europa, América Latina e Médio Oriente.
Porque merece destaque: A Spotlite tem vindo a desenvolver diversos projetos apoiados pela Agência Espacial Europeia (ESA), tendo atualmente a decorrer um ESA Demonstration Project em parceria com a Egis, aplicando a tecnologia nalgumas das maiores autoestradas da Turquia e Grécia. Adicionalmente, a Spotlite tem colaborado na área da monitorização de riscos estruturais com as mais importantes empresas em Portugal nos secores da gestão de infraestruturas de transporte e distribuição de energia. Conta ainda com aplicações da tecnologia em países como a Costa Rica ou os Emirados Árabes Unidos.
Devido ao seu potencial na mitigação de riscos exacerbados pelas alterações climáticas, a Spotlite foi incluída, no final do ano passado, no Climate intelligence Briefing publicado pela Sifted (com o apoio do Financial Times), integrando a lista de “Early-stage Startups to Watch”.
A Spotlite tem recebido diversas distinções: foi uma das soluções vencedoras da 7ª edição do IoT Challenge da Altice Empresas (2022); foi semi-finalista no Tech Rocketship Awards 2022 promovido pelo Department for International Trade britânico; foi selecionada em 2021 para o programa de aceleração Copernicus Accelerator, promovido pela Comissão Europeia, focado no desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras com recurso a dados espaciais do Programa Copernicus; foi uma das três finalistas do Innospace Masters 2020 – DB Netz AG Challenge e foi a vencedora do Copernicus Masters 2019 – BMVI Digital Transport Challenge.
Outra informação relevante: Levantou em 2022 uma ronda de investimento de 1,5 milhões de euros liderada pela Indico Capital Partners e EDP Ventures, contando ainda com a participação da Portugal Ventures e Shilling. Em 2021 tinha levantado uma ronda pre-seed de 200 mil euros através da Portugal Ventures e da Indico Capital Partners.