Start-up do mês: Nitrogen Sensing Solutions quer melhorar qualidade da água na aquacultura

Este mês lançámos o desafio à Startup de Leira de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a Nitrogen Sensing Solutions, uma deep tech focada no desenvolvimento de sensores inteligentes para monitorização de água na aquacultura.

O conhecimento dos parâmetros de qualidade da água é crucial para o controlo ambiental e para uma aquicultura sustentável e rentável. Neste sentido, o objetivo da Nitrogen Sensing Solutions, incubada na Startup Leira, é revolucionar a forma como a indústria e as agências ambientais controlam os níveis de compostos tóxicos à base de nitrogénio nos corpos de água.

A ideia de negócio da start-up tem por base um sensor multiparamétrico para unidades de aquacultura. Além de medir níveis de amónia, nitrito e nitrato, o novo sensor permite dispensar o recurso a laboratórios, para passar a disponibilizar análises rápidas e baratas em cada tanque monitorizado.

O projeto foi desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário Egas Moniz.

Nome da Start-up: Nitrogen Sensing Solutions

Fundadoras: Gabriela Almeida e Marise Almeida

Atividade: A Nitrogen Sensing Solutions é uma start-up das Caldas da Rainha que propõe uma solução inovadora para melhorar a monitorização da água em sistemas de aquacultura recirculantes, usando tecnologia de biossensores.

Volume de negócios: 5 mil euros.

Plano de negócios: Mercado B2B – tecnologia de monitorização de água com foco inicial para os produtores de peixe em aquacultura.

Porque merece destaque: Trata-se de “uma solução diferenciada das existentes, mais exata e portátil, permitindo redução de custos e aumento da eficiência na leitura dos dados da análise da água. Direcionada numa primeira fase para a área da Aquacultura, que é um setor em rápido crescimento e que tem uma pegada ambiental 10x inferior à produção de bovinos”, explica a Startup de Leiria ao Link to Leaders.

Outra informação relevante: Foi uma das sete empresas portuguesas de base tecnológica lideradas por mulheres selecionadas para o programa Women TechEU, uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover o empreendedorismo feminino na área da tecnologia. No total, foram contempladas 134 empresas deep tech lideradas por mulheres.

Comentários

Artigos Relacionados

João Vieira da Cunha, escritor
Paulo Doce de Moura, Investment Advisor do Banco Carregosa