Start-up do mês: Klugit Energy inicia piloto nos Açores
Este mês lançámos o desafio à IEMA – Incubadora de Empresas do Município de Aveiro de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a Klugit Energy que desenvolve tecnologias para o setor das energias renováveis e que acaba de arrancar com o primeiro piloto pago com a Eletricidade dos Açores.
A Klugit Energy, que surgiu enquanto spin-off da Bosch Termotecnologia (Aveiro), desenvolveu uma tomada inteligente plug & play para termoacumuladores que, através de inteligência artificial, aprende as necessidades de água quente de cada família e reduz os consumos ao evitar desperdício de calor/energia.
Permite ainda dar prioridade aos períodos de maior abundância de energias “limpas” para aquecer água, tornando-se num importante aliado na redução de emissões.
A start-up, que está incubada na IEMA, integra desde o início do ano o portefólio da Portugal Ventures.
Nome da Start-up: Klugit Energy
Fundadores: Tiago Bandeira
Atividade: A Klugit Energy desenvolve e comercializa uma tomada inteligente, feita a partir de plástico reciclado dos oceanos, que transforma qualquer termoacumulador num equipamento inteligente e sustentável. Esta aprende as rotinas de utilização de água quente e aquece a água somente quando é necessária, poupando água, energia e dinheiro.
Para além disso, dá prioridade aos períodos de maior abundância de energias renováveis para aquecer água, sendo deste modo um forte aliado da transição energética.
Volume de negócios: Ainda sem vendas (o primeiro piloto pago arrancou este mês).
Plano de negócios: B2G e B2C.
Porque merece destaque: Em junho de 2018, ficou em primeiro lugar nacional no CleanTech Camp, promovido pela EIT – InnoEnergy, entidade reconhecida pelo conhecimento e inovação na área da energia sustentável.
Já em 2020, no âmbito da 1.ª edição do Aveiro Urban Challenges, foi um dos cinco projetos finalistas (num total de 39 candidaturas), tendo recebido um prémio monetário de 20 mil euros, para desenvolver e testar uma solução que desse resposta ao desafio urbano “Redes Inteligentes de Energia”.
Este mês, arrancou com o seu primeiro piloto pago de 15 unidades com a Eletricidade dos Açores para testar o conceito e validar serviços de demand-response. O objetivo é diminuir a importação de combustíveis fósseis para geração de eletricidade naquele arquipélago.
Site: https://www.klugitenergy.com/pt