Shopify cancela reuniões com mais de dois funcionários
Reuniões com mais de 50 pessoas serão reduzidas a uma janela de seis horas às quintas-feiras, com um limite de uma por semana. Esta é uma nova medida adoptada pela Shopify.
Por considerar as sessões pouco produtivas, a Shopify decidiu eliminar as reuniões que juntem mais do que duas pessoas e apelou a que os seus funcionários não aceitem convites, por forma a otimizarem melhor o tempo. O cofundador e CEO da empresa, Tobi Lutke, enviou uma declaração a dar conta da sua decisão, acrescentando que as reuniões com mais do que 50 pessoas só ocorrerão uma vez por semana e serão limitadas a seis horas.
“Se dizes sim a alguma coisa, estás na realidade a dizer não a todas as outras coisas que poderias ter feito nesse período de tempo”, disse Lutke, sublinhando que considera as reuniões pouco produtivas e com um impacto considerável nas receitas das empresas.
A nova política inclui o restabelecimento das quartas-feiras sem reuniões e a decisão de que as grandes reuniões sejam realizadas apenas num bloco de seis horas às quintas-feiras.
“Isso é uma resposta ao fato de que queremos ser uma melhor empresa operacional”, afirmou o diretor de operações e vice-presidente de produtos da Shopify, Kaz Nejatian, num ano em que muitos estão a prever uma recessão nos Estados Unidos.
A Shopify superou as expectativas dos analistas no seu último trimestre, mas a empresa disse em julho passado que estava a demitir funcionários e suas ações desceram quase 75% em 2022, à medida que as preocupações com os gastos aumentavam perante a pressão da inflação e os consumidores a voltarem aos hábitos de compras pessoais.
A empresa criou um bot que emitirá alertas sempre que alguém tentar agendar uma reunião às quartas-feiras. As reuniões individuais permanecerão nas agendas dos funcionários, mas também não devem ser marcadas às quartas-feiras, segundo a empresa. No total, a Shopify espera que a nova política exclua aproximadamente 10 mil eventos dos calendários dos funcionários.