Setor dos congressos e eventos com selo Clean & Safe
Uma linha de financiamento e o selo Clean & Safe foram duas medidas anunciadas para os setores dos congressos, animação turística e eventos no “APECATE DAY”, uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, revelou no final da semana passada, durante o “APECATE DAY” (uma iniciativa desenvolvida pela APECATE, em Braga), algumas medidas que valorizam as empresas e trabalhadores dos setores de atividade relacionados com congressos, animação turística e eventos.
Uma delas prende-se com a criação de uma linha especifica de apoio para quem organiza eventos, com destaque para as PME que viram a sua atividade fortemente impactada com a crise. Esta linha, como referiu a Secretária de Estado do Turismo, será gerida pelo Turismo Portugal e pretende ser uma forma de compensar as empresas que organizam eventos pela perda de receita associada à bilheteira. Ou seja, “a ideia aqui é a linha, de alguma forma, financiar os lugares que ficam vazios para preservarmos as distâncias físicas”, explicou Rita Marques.
A par desta iniciativa, também foi implementada atribuição do selo “Safe & Clean” aos setores representados pela APECATE. “Nesta altura, temos o selo, não só nos empreendimentos turísticos, mas, também, nos museus, nos rent-a-car, nas próprias guias intérpretes e faltava, de facto, o setor da organização de eventos. Os espaços já têm o selo, é possível consegui-lo junto do IGAC, mas faltava o selo para as empresas de organização de eventos. É um selo que vai ser obtido junto da DGAE”, esclareceu a secretária de Estado.
A responsável referiu ainda que estão a ser estudadas regras específicas para a realização de eventos de natureza corporativa e similares, destacando aqui as feiras corporativas, mas também os seminários, e os congressos de natureza empresarial. Um trabalho que está a ser desenvolvido conjuntamente com a secretaria de Estado da Saúde, no sentido de definir protocolos para promover a confiança e segurança dos intervenientes.