Semapa vai investir 3 milhões de euros em start-ups nos próximos 3 anos

Depois do papel e dos cimentos, a Semapa vai investir em programa para 30 start-ups de todo o mundo nos próximos três anos. Esta iniciativa, que já abriu candidaturas, irá procurar as melhores start-ups nas áreas da indústria e da tecnologia ambiental, dos sistemas inteligentes de transporte e do turismo e lazer.
A Semapa, grupo industrial que opera na área da pasta de papel, anunciou que vai investir três milhões de dólares (quase três milhões de euros) num programa para desenvolver 30 start-ups de diferentes áreas em três anos.
O investimento será feito através de uma parceria entre a Semapa Next – detida a 100% pela Semapa e criada no ano passado para funcionar como ‘braço direito’ nas áreas do capital de risco e das start-ups -, e a aceleradora internacional Techstars, num projeto que visa ajudar estas companhias a desenvolver mais rapidamente o seu negócio.
“Vamos investir anualmente um milhão de dólares [cerca de 900 mil euros] em 10 start-ups com âmbito global, o que significa 120 mil dólares [102 mil euros] para cada”, divulgou o presidente executivo da Semapa Next, Ricardo Pires.
De acordo com o responsável, “o programa vai começar com um ’tour’ mundial [pelos Estados Unidos, Europa e Ásia] onde se vai à procura das 10 melhores start-ups” nas áreas da indústria e da tecnologia ambiental (por exemplo, com soluções para processos de produção sustentáveis), dos sistemas inteligentes de transporte e do turismo e lazer.
Neste período, o grupo “vai proporcionar plataformas de negócio e acesso a canais de distribuição e a redes de parceiros” às start-ups escolhidas, notou o responsável.
Ao mesmo tempo, “vamos proporcionar mentores”, adiantou Ricardo Pires, falando na alocação de cerca de 150 quadros da Semapa – entre administradores e outro pessoal – neste primeiro ano do projeto.
Ricardo Pires ressalvou que a Semapa também beneficia com o projeto, já que irá ter “acesso a talento global”, poderá “contactar com diferentes pontos do mundo” e terá “maior visibilidade” no mercado.
Esta é a primeira iniciativa da Semapa Next num total de 30 milhões de euros que a empresa irá direcionar para estas áreas em três anos, desde logo através do investimento diretos em fundos ou em start-ups, negócios para os quais já existem conversações em curso.
A Semapa Next está agora à procura de parceiros para dinamizar o programa de aceleração de start-ups.
As candidaturas já abriram e encerram em novembro para o projeto arrancar em março de 2019.