Seis estratégias para uma liderança empresarial mais ágil

Com o mundo dos negócios cada vez mais imprevisível, os líderes empresariais procuram assumir uma liderança ágil. A The Alternative Board (TAB) Portugal indica seis estratégias para atingir essa meta com sucesso.

As lideranças têm um grande impacto nas empresas e, por isso, é fundamental que as empresas procurem encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento desses profissionais. Rita Maria Nunes, Country Manager da The Alternative Board (TAB) Portugal, referiu que pode atingir-se uma liderança ágil se se seguirem estas seis dicas:

Procure novas oportunidades
A empresa deve ser ágil, de modo a estar atenta a novas oportunidades, que sejam potenciais novas fontes de receitas para os seus produtos e serviços, bem como em formas inovadoras de modernizar as operações comerciais.

Partilhe uma visão de futuro
A visão de futuro é a base de todo o planeamento estratégico. Através de exercícios de imaginação, devem ser identificadas as possibilidades de novas oportunidades de negócios, de desenvolvimento de produtos e de antecipação às barreiras.

Assim, o líder da empresa deve formular uma visão de longo prazo sobre o rumo do negócio, identificar como espera lá chegar e deixar isso claro internamente. Esta visão geral ajuda a que todos os membros da equipa permaneçam alinhados nos pontos fulcrais para o sucesso do negócio e permite que as equipas possam aprimorar processos e obter melhores resultados a diferentes níveis.

Adote a abordagem dos 3 C’s
Uma liderança ágil deve basear-se na estratégia dos 3 C’s: Colaboração, Coordenação e Comunicação.

A Colaboração envolve todos os stakeholders, no sentido de trabalharem em conjunto para cumprir prazos de projetos e a evolução de novas formas de pensar. Todos devem estar focados em trabalhar para um objetivo em comum que é o sucesso da empresa.

Por outro lado, a Coordenação ajuda os líderes e as suas equipas a permanecerem sincronizados durante toda “a vida útil” de um projeto ou iniciativa, de forma a que nenhuma tarefa seja deixada para trás.

Por último, mas não menos importante, a Comunicação é contínua e adaptada para fornecer clareza a todos na equipa de trabalho. Esta abordagem ajuda a prevenir mal-entendidos e assegura que todos trabalhem à volta do mesmo objetivo.

Incentive o feedback e fique aberto a mudanças
A verdade é que o mercado está em constante mudança e, por isso, é muito provável que a sua empresa seja alvo de mudanças no futuro. Assim, para se manter aberto à mudança, o líder, deve incentivar a participação de todos no desenvolvimento do negócio, trazendo novas ideias e sugestões sobre como melhorar as operações. Em paralelo, o líder deve adotar uma atitude não defensiva ao receber críticas e feedback em geral. Nunca se sabe de onde vem a próxima grande ideia de negócio!

Mantenha a porta do escritório aberta
A burocracia é lenta e atrasa muitos processos internos, por isso, um líder ágil deve focar-se em eliminar a burocracia sempre que possível e permitir que as operações avancem com o mínimo de obstáculos possível.

Deve ser mantida uma política de porta aberta, permitindo desde logo três coisas importantes junto dos seus colaboradores:

– Vão sentir-se em contacto com a liderança executiva;

– Vão compreender (ainda) melhor os objetivos e missão gerais da empresa;

– Vão comunicar mais ideias e soluções para problemas existentes no local de trabalho.

Em suma: os trabalhadores devem sentir-se acessíveis, quer seja um chefe de departamento a dar a sua opinião sobre uma ideia ou um executivo a participar numa sessão de brainstorming.

Priorize sempre a experiência do cliente
Liderar uma empresa não é tarefa fácil! Para evitar alguns problemas, enquanto líder devem ser delegadas tarefas administrativas e operacionais a outros membros da equipa, para que o líder possa permanecer focado na experiência do cliente.

A meta da empresa deve ser uma maior retenção de clientes e, para isso, devem ser formuladas questões como: (i) De que modo podemos melhorar a forma como os clientes interagem com a nossa empresa? (ii) O que é possível melhorar dentro da estrutura que resulte num maior benefício para os clientes?

Valorizar a experiência do cliente garante que todos se dediquem às tarefas de maior prioridade e que agreguem valor ao negócio. Deste modo, há que remover obstáculos que surjam pelo caminho e apoiar a equipa a eliminar perdas de tempo.

Comentários

Artigos Relacionados