A italiana Samantha Cristoforetti é a primeira mulher europeia a comandar a Estação Espacial Internacional (ISS), mas é também uma “estrela” do TikTok com os seus vídeos educativos. Conheça a sua história.

Samantha Cristoforetti, 45 anos, italiana, tornou-se recentemente a primeira mulher europeia a comandar a Estação Espacial Internacional (ISS), um cargo em que terá de assumir a comunicação com as equipas na Terra e coordenar a resposta da tripulação em caso de emergência. Ao mesmo tempo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), a astronauta italiana também será responsável pelo desempenho e bem-estar dos astronautas em órbita.

Natural de Milão, Samantha Cristoforetti estudou engenharia mecânica e começou por ser piloto na Força Aérea Italiana. Em 2009 foi selecionada pela Agência Espacial Europeia e tornou-se na primeira mulher astronauta da Itália.

No seu percurso profissional estabeleceu o recorde de estar 200 dias numa única missão no espaço, e realizou extensas pesquisas científicas, vivendo e trabalhando em microgravidade a 400 km acima da Terra.

Mas nem só de ciência e missões espaciais é feita a vida de Samantha Cristoforetti. A astronauta tornou-se uma inspiração para as gerações mais novas, que tem conseguido conquistar com as suas incursões pelo mundo do TikTok. Escolheu a plataforma para publicar vídeos educativos e humorísticos, que abrangem um vasto leque de temas, entre os quais como trabalhar no espaço ou como cuidar da roupa. Alguns dos vídeos sobre o seu dia a dia em órbita somaram mais de um milhão de visualizações. Um dos episódios que encantou os fãs foi ter vestido um uniforme da série Star Trek no espaço.

A sua popularidade levou-a a inclusive a integrar a lista de personalidades mundiais que tem a sua própria Barbie. A sua versão da boneca mais famosa do mundo foi lançada em 2021, com a particularidade de parte das receitas das vendas ser usada para criar uma bolsa de estudo celebrando as “Mulheres no Espaço”.

Comentários