Saiba como a natureza o pode ajudar a ser feliz e a trabalhar melhor

Já todos sabemos que estar perto da natureza proporciona uma sensação de bem-estar e felicidade. Mas uma nova pesquisa descobriu que esta pode também ter um efeito positivo a nível profissional. Siga estas dicas para tirar o melhor proveito do que a natureza tem para lhe oferecer.

Ter um emprego em que pode trabalhar remotamente ou atender uma chamada e fazer uma reunião enquanto caminha num parque são estratégias que podem aumentar a sua satisfação quer na sua vida pessoal, quer na profissional. Uma pesquisa recente publicada na revista Science Advances, que incluiu a revisão de 301 estudos sobre o tema em 62 países, mostra os benefícios de trabalhar perto da natureza e que vão muito além do bem-estar.

O estudo identificou as várias formas pelas quais a natureza impacta o dia a dia das pessoas. Ela pode contribuir de forma significativa para a cognição e para a qualidade do pensamento. Também pode ajudar a sentir-se mais próximo das pessoas à sua volta e até a comunicar melhor.

Além disso, apontam os investigadores, também pode inspirar a criatividade e novas formas de desenvolver o seu caráter e a sua confiança.

Tendo em conta estes benefícios, a Forbes apresentou estratégias para que possa tirar partido da natureza e melhorar não só a sua qualidade de vida pessoal como também a profissional.

1. Regenere-se física e mentalmente
Os maiores benefícios, de acordo como estudo, são para a saúde mental e física, porque, para muitas pessoas, a natureza é uma fonte regeneradora. E, além disso, é também um bom local para se exercitar e usufruir das belezas naturais.

Um dos estudos em neurociência sobre a Hipótese da Felicidade descobriu que as experiências de admiração estão associadas à redução da atividade nas partes do cérebro que são vigilantes e autocentradas. Outros estudos mostraram que as experiências inspiradoras causam a libertação de proteínas chamadas citocinas, que têm um efeito positivo na felicidade, no bem-estar e na criatividade.

“Sentir-se pequeno em relação à vastidão da natureza dá-lhe perspetiva e apreciar as complexidades da natureza, como uma borboleta, pode libertá-lo das preocupações”, escreve a Forbes, sugerindo “aproveitar estes benefícios ao estar contacto com a natureza e concentrando-se nos aspetos físicos – formas, cheiros, sons, texturas e visões”.

Quanto mais contacto com a natureza tiver, melhor – e fazer dela parte do seu dia ou da sua semana contribuirá para o seu bem-estar mental, mas também físico.

2. Sinta-se parte do grupo. A natureza une as pessoas
Outro benefício diz respeito a um maior sentido de comunidade, aponta a pesquisa. Sentir-se parte de um grupo e ter um sentimento de pertença são fundamentais para o bem-estar.

Use a natureza como um catalisador para todos os tipos de interação – desde fazer meditação no parque com os amigos num fim de semana até a sugestão de um encontro a pé com um colega de trabalho.

3. Aprenda e desenvolva novas capacidades
Talvez o mais surpreendente seja que a natureza também está ligada ao bem-estar porque motiva a aprendizagem e o desenvolvimento de novas capacidades, indica a pesquisa. Um processo a que os investigadores chamam de “práticas intelectuais” baseadas na natureza.

A aprendizagem está relacionada com a felicidade, de acordo com os vários estudos que indicam que a curiosidade é benéfica porque contribui para a abertura e a realização.

“Use a natureza como um trampolim para a sua curiosidade e aprendizagem. Faça um passeio na floresta e questione como as árvores permanecem resistentes. Passe algum tempo no cimo de uma montanha e seja curioso sobre o impacto da perspetiva na resolução de problemas. Contribua com os esforços ESG (ambiental, social e governança) da sua empresa ou como voluntário num projeto em que procura inovações inspiradas na forma como a natureza resolve os problemas”, revela a Forbes.

Comentários

Artigos Relacionados