Roteiro de concertos de Natal em Lisboa para fazer uma pausa
Natal é tempo de emoções e sentimentos partilhados, de músicas tradicionais que todos sabemos cantarolar e que são cantadas e reinterpretadas em concertos maravilhosos que nos enchem o imaginário e nos confortam o coração e a alma.
É a pensar nisso que o Link To Leaders reuniu um conjunto de concertos a não perder nos próximos dias pela cidade de Lisboa. A entrada é gratuita e a qualidade garantida.
Vamos?
Cantigas de Santa Maria
Os Músicos do Tejo interpretam as Cantigas de Santa Maria, um conjunto de canções sacras do século XIII, com textos em Galaico-Português. Trata-se de canções monofónicas dedicadas a Maria, mãe de Jesus, e dividem-se em dois géneros: cantigas de louvor e relatos de milagres. Estes destacam-se pela variedade e pormenor dos relatos. As canções religiosas vivem de um forte impulso narrativo: contam histórias, um traço ancestral que serviria para unir as pessoas e a comunidade.
Igreja de São Roque, sexta-feira, dia 9 de dezembro, 21h30
A paz sem vencedores e sem vencidos
O Coro e a Orquestra do Atelier Musical levam à Igreja do Colégio de São João de Brito canções de Natal que nos imergem no espírito próprio da época. O repertório passa por clássicos internacionais como “Joy to the World” – que, no final do século XX, era o hino natalício mais gravado na América do Norte –, pela famosa canção “Happy Xmas (War is Over)”, de John Lennon (gravada originalmente para ser uma canção de protesto contra a Guerra no Vietname que foi, com o tempo, transformada num hino natalício), até canções tradicionais portuguesas, como «José embala o Menino», uma música de embalar originária da antiga freguesia de Monsanto (Idanha-a-Nova), que se converteu em banda sonora de muitos Natais.
Igreja do Colégio de São João de Brito, sábado, 10 de dezembro, 16h00
Natal em Dois Hemisférios
O Coro Ricercare apresenta um programa de Natal diferente, com música coral de Portugal e da Austrália. Do Natal de verão australiano, chega-nos um repertório pouco conhecido em Portugal, através de obras de compositores consagrados, como o australiano Peter Sculthorpe ou a neozelandesa Clare Maclean e também de uma nova geração de compositores, como Matthew Orlovich e Stephen Leek. Terá ainda a oportunidade de escutar a execução integral da “Primeira Cantata do Natal”, de Fernando Lopes Graça, que faz o elogio do canto tradicional português, num desfiar de melodias de Natal, recolhidas de norte a sul do país e arranjadas pelo génio de um dos mais importantes compositores portugueses do século XX.
Igreja da Graça, domingo, dia 11 de dezembro, 16h00
Concerto de Natal
A Orquestra Clássica Metropolitana e o Coro da Escola Profissional Metropolitana, sob a direção do maestro Reinaldo Guerreiro, interpretam a Oratória de Natal, op. 12, de Camille Saint-Saëns. O programa completa-se com a suite do bailado O Quebra-Nozes, op. 71a, de Tchaikovsky.
Igreja de São Pedro de Alcântara, segunda-feira, dia 12 de dezembro, 21h30
Maligayang Pasko!
Neste concerto atuam várias formações da Escola de Música do Conservatório Nacional – Orquestra Sinfónica, Pequenos Cantores, Musaico e Coro Geral, interpretando um repertório que passa por clássicos natalícios russos, alemães, checos e portugueses. Um espetáculo que celebra a entrega e a dedicação à música e às pessoas, cujo objetivo maior é a partilha entre público, famílias, alunos e professores.
Cinema São Jorge, terça-feira, dia 13 de dezembro, 21h30
Concerto de Natal
A pianista Júlia Mikirtumova e a Piccola Orquestra Metropolitana, com direção artística de Susana Henriques, tocam peças tradicionais de várias geografias, da Europa à Nova Zelândia.
Academia de Ciências de Lisboa, terça-feira, dia 13 de dezembro, 19h00
Uma Viagem de Natal
A chegada de avião a Lisboa será ainda mais espantosa do que habitualmente, para quem anda em trânsito nesta época do ano. À sua espera, terão uma atuação surpreendente, onde 35 jovens convidam os transeuntes a parar, desligar da azáfama do quotidiano e a partilhar uns instantes de alegria e ternura. O repertório apresentado pelo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa é surpresa, mas deixam algumas pistas: estão representados cantos natalícios provenientes de lugares tão distintos como a Hungria, Colômbia, Finlândia, Argentina ou Israel. Os cantos tradicionais de Portugal não poderiam ficar de fora.
Aeroporto Humberto Delgado, Átrio das Chegadas, quinta-feira, dia 15 de dezembro, 19h30
Fado Lírico
A proposta deste concerto natalício cruza o fado, o canto lírico e músicas tradicionais de Natal. Para tal, contamos com as vozes da fadista Teresa Tapadas e da soprano Filipa Lopes, e ainda com a cumplicidade do piano de Pedro Vieira de Almeida. Um espetáculo original, que junta fados e obras do cancioneiro popular português com outras de compositores clássicos.
Igreja de Santo Agostinho de Marvila, Sexta-feira, dia 16 dezembro, 21h30
Orquestra e Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa
Se romântico não é o primeiro adjetivo que lhe vem à cabeça quando pensa no Natal, talvez este concerto o faça mudar de ideias. A Orquestra Sinfónica e o Coro da Escola Superior de Música de Lisboa apresentam um programa integralmente preenchido por obras corais sinfónicas de três dos maiores representantes do romantismo alemão: Robert Schumann, Johannes Brahms e Felix Mendelssohn.
Igreja de São Domingos, Sábado, dia 17 dezembro, 21h30