Roche disponibiliza 60 mil euros para Bolsas de Cidadania

O financiamento disponível para a 10.ª edição das Bolsas de Cidadania é de 60 mil euros. A iniciativa da Roche vai apoiar projetos de promoção da cidadania em saúde.

A Roche iniciou mais uma edição das suas Bolsas de Cidadania, um projeto que visa o financiamento de projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais (ONG). A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da Roche e procura fomentar a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento, e está a receber candidaturas até dia dois de abril.

Nesta edição, a Roche considera preferenciais projetos que informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde; que incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde; que contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade; que promovam os ganhos em saúde dos cidadãos; e aumentem a literacia em saúde da população.

A análise das candidaturas e a proposta de decisão de atribuição das Bolsas será feita por um júri independente, constituído por Alexandra Campos, jornalista do Público; Graça de Freitas, médica e ex-diretora-geral da Saúde; Isabel Aldir, médica e consultora da Casa Civil da Presidência da República; José Pereira de Almeida, médico, Teólogo e Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde; Maria de Belém Roseira, jurista  e ex-ministra da Saúde; Maria do Céu Machado – Médica e professora catedrática jubilada; e Ricardo Encarnação, diretor médico da Roche Farmacêutica. O total de 60 mil euros envolvido na iniciativa será dividido em 20 mil euros (uma bolsa); 15 mil euros (uma bolsa); 10 mil euros (uma bolsa); e 5 mil euros (três bolsas).

Desde a sua criação, as Bolsas de Cidadania Roche já apoiaram 50 projetos, num valor total de 500 mil euros.

Comentários

Artigos Relacionados