Entrevista/ “Queremos ter um papel fulcral na preparação dos edifícios para a mobilidade elétrica”

Marcus Torres, country manager da ChargeGuru em Portugal

“Temos como principal ambição instalar mais de 100 mil pontos de carregamento em edifícios na Europa até 2025 e em Portugal instalar em mais de 2 mil edifícios nos próximos três anos, contribuindo assim para a descarbonização da mobilidade”, revelou Marcus Torres, country manager da ChargeGuru em Portugal.

A ChargeGuru, plataforma francesa de carregamento de veículos elétricos, acaba de lançar em Portugal o seu serviço Zeplug, que tem como objetivo ser a solução de carregamento elétrico que permite ultrapassar os obstáculos existentes nas garagens partilhadas, quer em condomínios, quer em empresas.

Na Europa, o Zeplug foi escolhido como parceiro de fabricantes de automóveis como a BMW-Mini, Tesla, Renault, Grupo Volkswagen, Volvo e Jaguar Land Rover, e trabalha com mais de 200 empresas gestoras de condomínios. Em Portugal, a ChargeGuru também já assinou os primeiros acordos para instalação deste serviço.

Fundada em França em 2018, a empresa opera em oito países europeus e tem uma forte presença local em cada um deles, especializando-se em soluções de carregamento para particulares e empresas.

“A ChargeGuru tem, neste momento, cerca de 1.300 carregadores instalados em Portugal e mais de 15 mil na Europa. Por outro lado, em França, o nosso primeiro e maior mercado, estamos entre os 15 maiores operadores de postos de carregamento ultra-rápidos, com 130 pontos de carregamento de mais de 100 kW”, avança Marcus Torres, country manager da ChargeGuru em Portugal, ao Link to Leaders

Em que é que consiste o novo serviço Zeplug?
O novo serviço de infraestruturas coletivas de carregamento, o Zeplug, tem como objetivo superar os obstáculos existentes no carregamento nas garagens partilhadas, quer em condomínios, quer em empresas. Consiste numa pré-instalação de pontos de carregamento sem custos para o condomínio, segura e escalável ao longo do tempo, que permite a cada residente instalar o seu ponto de carregamento de forma económica, com opção de compra ou renting, através de uma subscrição. Este é um serviço novo e único no nosso país, mas a empresa está em vigor em França desde 2014 e conta com mais de 15 mil edifícios que o utilizam.

Quais as grandes vantagens deste serviço?
Este serviço tem como principais vantagens ser gratuito para condomínios – todo o investimento implícito na pré-instalação é suportado pela ChargeGuru -, sem complicações – is proprietários e administradores de condomínios delegam a instalação, a faturação, a gestão do consumo elétrico, etc -, seguro – como a ChargeGuru é proprietária da infraestrutura, assume a responsabilidade de seu seguro, certificação e manutenção -, e justo – somente os utilizadores do serviço de carregamento pagam pelo serviço. Cada proprietário decide quando pretende instalar o seu ponto de carregamento: este mês, no próximo ano ou nos próximos cinco anos. Quem não pretender instalar um ponto de carregamento não terá qualquer custo. A eletricidade é cobrada em função do consumo real (pagamento por utilização). É ainda um serviço flexível, já que os utilizadores podem escolher entre comprar ou alugar o seu ponto de carregamento, estruturado, pois a infraestrutura será implementada de forma coerente pela ChargeGuru em todo o edifício, e escalável – a ChargeGuru é responsável por todas as atualizações futuras da infraestrutura.

“Neste momento temos acordos com mais de 20 marcas do setor automóvel e fabricantes de carregadores como a Tesla, Porsche, Stellantis,  MG, Wallbox, Volkswagen, entre outros”.

O que distingue a ChargeGuru da concorrência?
A ChargeGuru é especialista em soluções de carregamento europeu e é a rede de instaladores número 1 na Europa, com mais de 500 parceiros instaladores, dos quais 120 na Península Ibérica. Neste momento temos acordos com mais de 20 marcas do setor automóvel e fabricantes de carregadores como a Tesla, Porsche, Stellantis,  MG, Wallbox, Volkswagen, entre outros.

Quanto ao serviço Zeplug, é único em Portugal. Disponibilizamos carregadores de veículos elétricos dos melhores fabricantes europeus, com garantia e manutenção durante o período de subscrição e fazemos instalações em todo o país, graças a uma rede de parceiros instaladores certificados e formados por nós. O investimento na pré-instalação é suportado pela ChargeGuru, o que permite uma maior liberdade financeira dos clientes e parceiros, sempre com o princípio de que queremos simplificar o dia a dia das pessoas e empresas, com segurança, conforto e acima de tudo, de um maneira justa e responsável.

Quais os serviços que a ChargeGuru disponibiliza?
Na ChargeGuru disponibilizamos projetos de instalação de pontos de carregamento individuais para particulares, mas também para empresas, e ainda serviços de consultoria, manutenção e supervisão de pontos de carregamento. Ao longo dos anos desenvolvemos três modelos de negócio. O ChargeGuru para projetos de instalação de pontos de carregamento individuais para particulares ou pequenas empresas. O ChargeGuru Business Services para projetos empresariais de grande dimensão, que necessitam de um departamento de projeto e engenharia específico para a instalação de carregadores normais e rápidos, a sua implementação e configuração de plataformas de gestão de carregamentos. E  o Zeplug para projetos de carregamento coletivo em garagens de condomínios e edifícios de escritórios.

Quantos carregadores tem a ChargeGuru ativos em Portugal? E na Europa?
A ChargeGuru tem, neste momento, cerca de 1.300 carregadores instalados em Portugal e mais de 15.000 na Europa. Por outro lado, em França, o nosso primeiro e maior mercado, estamos entre os 15 maiores operadores de postos de carregamento ultra-rápidos, com 130 pontos de carregamento de mais de 100 kW.

“Até ao dia de hoje, já completamos mais de 1000 instalações em edifícios em Portugal”.

Em quantos edifícios já podemos encontrar a ChargeGuru atualmente?
Até ao dia de hoje, já completamos mais de 1000 instalações em edifícios em Portugal..

Como está Portugal em termos de mobilidade elétrica? O que ainda falta fazer e quais os obstáculos?
Mês após mês, ano após ano, a mobilidade elétrica em Portugal tem avançado a um ritmo acelerado, acompanhando o que se passa na Europa e no mundo. Só, em 2023, foram matriculados mais BEVs (carros 100% elétricos) que o total de 2022 e 2021, segundo dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. Também de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em 2023, Portugal esteve na liderança da compra de veículos elétricos. O nosso país teve uma quota de novos veículos elétricos + PHEV registados de 31,8% , enquanto França fixou-se nos 26%, Alemanha 24,6%, Reino Unido 23,9%, Espanha 11,9% e Itália 8,6%.

Apesar deste crescimento notável, ainda existem desafios inerentes, principalmente quando falamos de rede de carregadores públicos e incentivos públicos para a compra de pontos de carregamento privados para particulares e empresas. A ChargeGuru posiciona-se como uma resposta eficiente a estes desafios compreensíveis, procurando sempre soluções que resolvam os problemas do dia a dia das pessoas e empresas ao mesmo tempo que apostamos na inovação como elemento central do nosso crescimento.

Como pretendem satisfazer a procura crescente de infraestruturas de carregamento elétrico em Portugal?
Estamos conscientes que a mobilidade elétrica está a crescer exponencialmente em Portugal e, além disso, segundo um estudo elaborado pela Associação das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) com a empresa de business consulting e gestão empresarial DATA E, em 2022, o setor da administração de condomínios que contava com mais de 3.300 empresas. De forma a servir estas necessidades, decidimos que 2024 seria o ano para lançar o serviço Zeplug e preencher lacunas no setor das empresas e condomínios.

“(…) temos assistido a uma consolidação das infraestruturas de carregamento de VE, públicas e privadas, com incentivos estatais tal como acontece com a compra de VE’s”.

Como avalia a transição energética em Portugal? Ainda há um longo caminho a percorrer?
O país tem respondido de forma muito positiva e as empresas também se tornaram centrais nesta evolução, com o foco na transição para modelos mais sustentáveis e incentivando as pessoas a aderirem à mobilidade elétrica. Também temos assistido a uma consolidação das infraestruturas de carregamento de VE, públicas e privadas, com incentivos estatais tal como acontece com a compra de VE’s. Também sabemos que ainda podemos fazer melhor e acelerar ainda mais este crescimento com mais incentivos, apoios financeiros, simplificação de burocracias, alargamento das redes energéticas para zonas mais rurais.

Em relação ao apoio do Estado, tal como foi mencionado na proposta para o OE de 2024 pela UVE, penso que deveriam haver incentivos maiores como uma comparticipação de 50% do valor do equipamento com um limite máximo a estabelecer quer para moradias, quer para condomínios, assim como para empresas.

Portugal pode ser um país energeticamente independente?
É uma questão interessante que ainda não tem uma resposta clara. Portugal tem muitas vantagens como a localização geográfica, que lhe permite não só ser um ponto de entrada de energia como garantir a diversificação e independência energética. Além disso, os recursos naturais disponíveis para a produção de energia também podem ser extremamente importantes para diminuir a dependência da energia elétrica, que está cada vez mais cara.

Como será uma cidade ideal e como podemos fazer uma transição energética verde?
Esse é um conceito muito interessante! Uma cidade ideal será certamente diferente para cada país, mas no que toca à mobilidade elétrica, acreditamos que será necessário maximizar a produção de energia sustentável, com a instalação de painéis solares e implementação de torres eólicas, aproveitando a energia gerada para alimentar pontos de carregamento para veículos próprios ou até mesmo para transportes públicos ou para infraestruturas de utilização pública. Acreditamos que a implementação de uma rede de transportes públicos com veículos elétricos é um passo gigante para criar cidades sustentáveis e focadas em modelos mais ecológicos. Para que cheguemos a esse ponto, precisamos de explicar, mostrar, incentivar, criar novos hábitos na cabeça das pessoas de modo a que entendam a importância – e benefícios – de viverem numa sociedade mais verde e ecológica. Acha que é pedir muito?

“Queremos também ajudar as empresas a atingir as suas metas de sustentabilidade e apoiar no processo de transição da mobilidade urbana”.

Qual o objetivo da ChargeGuru para Portugal?
Queremos ter um papel fulcral na preparação dos edifícios para a mobilidade elétrica, bem como na sua eficiência energética, tornando o carregamento elétrico algo simples e acessível a todos os utilizadores de veículos desta natureza. Queremos também ajudar as empresas a atingir as suas metas de sustentabilidade e apoiar no processo de transição da mobilidade urbana.

Como perspetiva a ChargeGuru daqui a cinco anos em Portugal? E na Europa?
Temos como principal ambição instalar mais de 100 mil pontos de carregamento em edifícios na Europa até 2025 e em Portugal instalar em mais de 2 mil edifícios nos próximos três anos, contribuindo assim para a descarbonização da mobilidade. A curto prazo, até ao final do ano temos também como objetivo fortalecer a nossa rede de parceiros e aumentar as equipas locais nos maiores centros urbanos.

 

Comentários

Artigos Relacionados