Quer ser promovido no trabalho? As cinco competências essenciais

Para quem procura um lugar de destaque na empresa, ser promovido é sempre um grande objetivo. No entanto, muitos profissionais perdem a oportunidade por não tomarem as atitudes mais corretas. Conheça as competências essenciais para conseguir a promoção que tanto deseja ainda este ano.

Enquanto para alguns ser promovido é uma meta impossível de alcançar, para outros assume-se como uma tendência natural. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe magia ou sorte neste processo.

Com vários anos de experiência no mercado corporativo, Fernando Henrique Miranda, CMO do site brasileiro Exame, e Rodrigo de Godoy, vice-presidente da Exame Academy (plataforma de edução digital da Exame), reuniram as cinco competências que consideram essenciais na hora de promover um funcionário.

1. Ter boas ideias e apresentar resultados
Num ambiente em que todos ou quase todos querem chegar ao próximo nível, é natural que apenas os melhores o consigam. No entanto, no mundo empresarial, um dos aspetos essenciais para ser ‘melhor’ é apresentar resultados.

Colaborar para que a empresa alcance resultados significativos é uma ótima estratégia para que, na hora da negociação, tenha argumentos a seu favor. Mas resultados acima da média exigem atitudes e ideias acima da média. Por isso, se quiser destacar-se, comece a pensar fora da caixa e a procurar ideias, e soluções para melhorar os resultados da sua equipa.

2. Conhecer os processos da empresa
Ao assumir um novo cargo, é esperado que faça mais do que fazia anteriormente. Dificilmente os gestores darão um voto de confiança sem antes perceberem e analisarem que está preparado para fazer mais do que já apresentou no cargo atual.

Por isso, é importante que conheça os processos da empresa e perceba como tudo funciona. Lembre-se de que não basta ser bom nas suas funções, é preciso mostrar que está preparado para abraçar responsabilidades ainda maiores.

3. Saber ouvir e dar feedback 
É impossível crescer na carreira sem ouvir uma crítica. Os feedbacks positivos são ótimos, mas dificilmente o ajudarão a evoluir ou desenvolver-se como profissional. A oportunidade de crescimento aparece quando transforma críticas em mudança de comportamento.

Por isso, a partir de hoje, não ignore mais os feedbacks negativos. Aproveite para se forcar em pontos a melhorar e para mostrar à chefia o seu interesse. Ao receber críticas negativas, aproveite também para fazer perguntas e entender o que esperam de si.

Além disso, não se esqueça que saber dar feedbacks também é essencial. A capacidade de comunicar de forma clara, direta e produtiva é valorizada pelos gestores.

4. Tomar decisões e partir para a ação
Apenas boas ideias não são suficientes. A chefia espera de si atitude e ação. Ou seja, que não aponte apenas melhorias ou dê sugestões, mas que também seja o primeiro a tomar uma atitude a fim de solucionar problemas.

No mercado de trabalho, a proatividade é uma das qualidades mais valorizadas. Por isso, não espere ser promovido para começar a mostrar as suas competências. No entanto, atenção: não passe por cima de ninguém para mostrar as suas competências. Afinal, a empresa possui uma hierarquia que deve ser respeitada.

5. Atualizar as competências 
Não fique parado no tempo. Troque o “como ser promovido” por como se tornar cada vez mais capaz para realizar o seu trabalho. A partir das suas metas profissionais, é mais fácil entender quais os cursos e competências que deve ter para alcançar cargos mais altos.

Apesar das pós-graduações e dos MBA serem muito valorizados, muitas vezes o seu diferencial pode estar em competências menos formais, tais como inteligência emocional, comunicação assertiva, organização pessoal, estabilidade emocional e empatia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados