Quer melhorar a diversidade e inclusão na sua empresa? Adote estas estratégias.

Promover uma cultura diversa e inclusiva é algo que as empresas tentam, cada vez mais, pôr em prática, nem sempre com o sucesso desejado. Ponha em prática algumas estratégias para que essa missão seja bem-sucedida.

Atualmente, as empresas procuram aceitar nas suas equipas profissionais com diferentes perfis e conviver com diferentes culturas, etnias ou religiões, estabelecendo relações pautadas por valores como a inclusão, igualdade, diversidade e liberdade. Uma opção que começa a ser uma mais-valia para as empresas ao permitir-lhes ganhar vantagens competitivas na atração de talento e, por inerência, no desempenho global. Se ainda não está suficientemente mobilizado para esta abordagem ao mercado, a GoodHabitz reuniu algumas sugestões que podem ajudar a promover a diversidade e inclusão na sua empresa.

Formar para mudar
A formação é a base de todas as mudanças saudáveis e colaborativas. As empresas devem criar e implementar formações tendo em vista a educação dos colaboradores e inibição de comportamentos desrespeitosos e discriminatórios. Os momentos de formação poderão passar por formações individuais ou coletivas, nos quais especialistas, bem como os managers ou líderes de equipa, ajudam os colaboradores a perceber, por exemplo, diferença entre diversidade e inclusão, o valor da inclusão, literacia racial, e outros tópicos que desmistifiquem o tema.

Estratégia de negócios adaptada
Mais do que uma questão de Recursos Humanos, a diversidade deve ser um ponto chave na elaboração e aplicação da estratégia de negócio das empresas e considerada nas atividades diárias das organizações. Para isso, a estratégia das empresas deverá ter em conta objetivos e quotas que digam respeito à diversidade e inclusão. Por exemplo, com o estabelecimento de quotas de contratação ou com a abertura de vagas de emprego para comunidades desprotegidas.

Começar pela liderança
Os líderes devem ser o exemplo e promover a diversidade e inclusão estabelecendo metas, garantindo a transparência das políticas e estimulando os colaboradores a envolverem-se no tema. Além disso, os quadros de liderança devem ser o espelho das políticas das empresas e, por isso, também neles deve haver representatividade de diferentes culturas, grupos sociais, etc.

Otimizar o ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é muitas vezes deixado para trás quando se trata de diversidade e inclusão e por isso deve ser revisto. Nomeadamente, para otimizar o acesso de pessoas com necessidades especiais, para aproximar as diferentes equipas ou promover um ambiente colaborativo entre colaboradores de diferentes departamentos, tornando o espaço de trabalho mais dinâmico.

Criar uma estrutura de comunicação interna
A comunicação interna é fundamental para difundir ideias e valores e para gerir a cultura de diversidade e inclusão nas empresas. É importante recorrer a este tipo de comunicação para difundir ideias e promover o diálogo. Pode fazê-lo através de webinars ou fóruns, ou com a divulgação de ações e resultados que tenham na base temas de diversidade e inclusão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados