Quer lançar um projeto e crescer no pós-pandemia? Conheça as dicas de Magic Johnson.

Para quem quer lançar um negócio e crescer no pós-pandemia, Magic Johnson, ex-jogador de NBA e empresário de sucesso, tem algumas recomendações.

Earvin “Magic” Johnson, o ex-jogador da NBA que lançou uma empresa de investimentos com o mesmo nome, a Magic Johnson Enterprises, em 1987, passou parte da sua vida fora de campo a apoiar pequenos empreendedores em comunidades de baixo rendimento nos Estados Unidos.

Johnson foi responsável por ajudar centenas de empreendedores negros, latinos e mulheres a aceder a linhas de crédito para conseguirem sobreviver à crise pandémica. Simultaneamente, lidera negócios como propriedades, além de investimentos em empresas de tecnologia.

Em entrevista à Inc, o investidor deixa alguns conselhos que acredita serem necessários para todas as pessoas que sonham em ter um negócio.

1. Planeie antes de pedir um empréstimo
É comum os empreendedores usarem linhas de crédito para abrirem o seu negócio. Mas o ex-atleta acredita que é preciso planear antes de pedir dinheiro a qualquer instituição financeira. Segundo Johnson, os empreendedores devem olhar para as suas finanças e pedir conselhos profissionais. “Tenha um plano voltado para o futuro e não para pagar dívidas. Não espere ir atrás até precisar”, diz o ex-atleta.

Quando Magic Johnson abandonou a NBA para começar a investir no apoio social a várias comunidades, teve sérias dificuldades em encontrar um banco que lhe emprestasse dinheiro. “A maioria dos banqueiros que conheci pediam-me autógrafos e fotografias mas não me concediam dinheiro. Só ao final de nove tentativas consegui um empréstimo”, revela o empreendedor.

Por isso, Johson sugere: “primeiro deve pedir ajuda a um contabilista para saber onde pode cortar para poupar, só depois disto procure subsídios e apoio público, e se então nada disto der resultado no fim peça ajuda a uma instituição de crédito”.

2. Pense diferente
Para Johnson, o empreendedor não pode ter medo de ter novas ideias. E isso vale para aqueles que querem empreender durante a pandemia ou gerem um negócio neste momento desafiador. Na sua visão, é preciso mergulhar nas finanças para planear, no mínimo, os seus próximos três meses e depois pensar em novas abordagens para o negócio. “Muitas vezes, donos de pequenas empresas têm medo de mudar. Se não está a dar certo, é preciso fazer diferente”, revela.

“Se for bom para a sua saúde financeira e para os seus trabalhadores, por que não arriscar? Mantenha sempre uma mentalidade de crescimento”, aconselha.

3. Não precisa de ter todas as respostas
Orgulho não é uma palavra que deve fazer parte do vocabulário de um empreendedor. Para a estrela da NBA, ligar para um amigo ou procurar a ajuda de um especialista é prova de que o empresário está disposto a correr atrás das soluções. “Pedir ajuda traz novas perspetivas sobre problemas difíceis”, diz Johnson. Da mesma forma, acredita o empresário, fomenta a inovação. No seu entendimento, partilhar ideias com outras pessoas é um investimento de negócio.

Comentários

Artigos Relacionados