Pyck Bag, a start-up que trata da roupa, poupa tempo e salva o planeta
O lado empreendedor dos irmãos Frederico, Tomás e Luís deu origem à Pyck Bag. O projeto, um serviço de lavandaria, nasceu em março, quer reforçar a equipa e ambiciona expandir o projeto para todo o país e outras geografias.
Se não quer preocupar-se com a sua roupa, e se o seu trajeto diário de casa para o emprego, ou do emprego para casa, passa pela A5, autoestrada que liga Lisboa e Cascais e vice-versa, saiba que pode ter a solução no posto de abastecimento de Oeiras. A Pyck Bag, uma start-up a operar desde setembro deste ano, oferece um serviço de recolha de roupa suja e devolução de roupa lavada, dobrada e perfumada.
Criado com capitais próprios, pelos irmãos Frederico, Tomás e Luís, a Pyck Bag (ou Pyck) nasceu da necessidade dos próprios e dos amigos de um serviço de lavandaria “hiper-conveniente” e começou a ser delineado em 2021, como explicou ao Link To Leaders Frederico Adão da Fonseca.
A Pyck arrancou com um ponto drop-off e pick-up na A5, mas os planos passam por alargar a área de intervenção do projeto, com a abertura de mais quatro localizações na área da Grande Lisboa, nos próximos seis meses e também estão a estudar outras alternativas cómodas para os clientes. O objetivo da Pyck Bag é proporcionar sempre uma experiência sustentável e conveniente. Frederico Adão da Fonseca revelou ainda que no próximo ano quer dobrar a equipa, atualmente com cinco pessoas. “O crescimento tem sido calmo, mas conseguimos garantir que os resultados tenham um aumento mensal de 20%”, frisou.
A Pyck Bag assume-se também como uma start-up com uma missão ecológica intransigente: usa sacos 100% de algodão, reutilizáveis, ao invés de sacos plásticos; utiliza detergentes ecológicos, vegan e biodegradáveis (feitos em Portugal de uma economia circular própria); não passa a roupa a ferro, preservando a autenticidade de cada peça de roupa (entregando-a esticada, dobrada e perfumada com técnicas que não precisam de passar a ferro); transporta a roupa numa carrinha elétrica; e recorre a máquinas topo de gama, que filtram as micro-fibras e os micro-plásticos.
As etapas para aceder ao serviço Pyck Bag são simples: depois de instalar a app, o cliente recebe um saco 100% de algodão, grátis e reutilizável, onde a coloca a roupa suja. Cada Pyck Bag equivale a um cesto de roupa suja, misto de roupa branca e de cor até 9kg.
Quando tiver roupa suficiente para ser tratada, basta executar o pedido na aplicação através do QR Code e passar pelo drop off e em segundos deixar ficar o saco. Depois de lavada, seca e dobrada, a roupa é entregue ao dono, no prazo máximo de 48 horas, que recebe uma notificação para a recolher no pick up point da Pyck.
Resumo:
Responsável: Frederico Adão da Fonseca
Área: Serviços
Produto: Plataforma lavandaria
Mercado: Português
Necessidade: Equipa
Contacto: fredericoaf@pyckbag.com