Projeto tecnológico promove acesso à Internet de banda larga em Moçambique

Projeto tecnológico pretende melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e reduzir a exclusão digital nos países em desenvolvimento.
Melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e reduzir a exclusão digital nos países em desenvolvimento são apenas dois objetivos que se pretendem atingir com a implementação das Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento, um projeto que o Fraunhofer Portugal AICOS está a implementar, em parceira com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP).
A maioria das localidades rurais nos países em desenvolvimento não tem acesso a serviços que, através da Internet, poderiam dar uma melhor resposta às necessidades dos cidadãos.
Enquanto alguns cidadãos nestes locais têm smartphones e compreendem o seu propósito, a maioria da população não utiliza estes dispositivos. Aceder a e-books ou marcar uma consulta com um médico, são exemplos de serviços que podem ser facilmente acedidos por qualquer cidadão através das Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento.
Para perceber quais as necessidades particulares das áreas rurais de Moçambique, uma equipa de investigadores fez um levantamento das caraterísticas da Zambézia, província onde vai ser implementada a estrutura-piloto do projeto.
O Fórum das Comunicações da CPLP foi o momento escolhido para oficializar a parceria estabelecida no âmbito deste projeto, entre o Fraunhofer Portugal AICOS, o INCM e a ARCTEL-CPLP.
A Agenda Digital é o tema central da 8ª edição da iniciativa, que também pretende destacar a promoção das infraestruturas e redes de banda larga.