Projeto Galactica prepara Learning Expeditions em 8 cidades europeias. Porto está incluído.
Promover a inovação nos setores aeronáutica/aeroespacial, têxtil e manufatura avançada é o objetivo das expedições de aprendizagem que o projeto Galactica está a preparar para outubro e novembro.
O projeto Galactica vai realizar o que designa de Learning Expeditions em oito cidades europeias, a saber: Valencia, Sevilha, Atenas, Prato/Florença, Nantes, Hamburgo, Barcelona e Porto. Estas experiências, cujo calendário já está disponível no site do projeto, envolvem visitas setoriais a empresas líderes nas áreas referenciadas, workshops para fomentar a criação de novos projetos e o cruzamento entre os diferentes setores.
Cada uma das expedições está organizada em dois dias de trabalho para visitar as “empresas bandeira” locais ou centros de investigação.
De acordo com a Galactica esta será uma oportunidade para que as start-ups e PME participantes possam visitar empresas líderes, ter acesso ao know-how e ao conhecimento sobre tecnologias-chave nas áreas têxtil, aeroespacial e/ou produção avançada, inspirarem-se em experiências anteriores e terem acesso a informações-chave sobre casos de implementação bem-sucedidos. Além disso terão a oportunidade de conhecer potenciais parceiros para o seu negócio, seja para aumentar a sua empresa ou para se candidatarem em conjunto ao abrigo da segunda chamada para propostas da Galactica Interação com centros tecnológicos, universidades e empreendedores bem conhecidos no espaço da União Europeia.
Entre as potenciais empresas a visitar estão nomes como a Airbus Composite, Lufthansa Technik, ANTEX, Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Fraunhofer IFAM, Polytechnic University of Catalonia (UPC), Universidade Politécnica de Valência (UPV ), Centro Tecnológico LEITAT, IRT Júlio Verne, ZAL – Centro de Investigação Aeronáutica, CATEC, CENTI … ), entre outros.