Programa de open innovation da NOS desafia start-ups
Ajudar as start-ups a acelerar o desenvolvimento, teste e experimentação de produtos e serviços inovadores é o mote do programa open innovation promovido pela NOS.
Com um conjunto de várias open calls, cada uma com diferentes temas e desafios, o programa de open innovation promovido pela NOS, no âmbito da Test Bed 5G & Digital Transformation, está a desafiar o ecossistema nacional de start-ups a apresentarem as suas soluções e produto. A primeira open call lançada é sobre realidade virtual e realidade aumentada e destina-se a start-ups que estejam a desenvolver soluções neste setor tecnológico.
As equipas que venham a ser aceites poderão desenvolver os seus pilotos no âmbito da Test Bed 5G, contando com a expertise transversal de conectividade da NOS e a consultoria de especialistas nas quatro áreas da Test Bed: retalho, saúde, smart cities e indústria.
A par deste apoio terão ainda acesso a uma rede de mentoria, os participantes terão oportunidade, ainda, de desenvolver projetos pilotos com empresas de referência, bem como de apresentar a sua solução a investidores nacionais e internacionais, nos Investors Pitch Days.
De acordo com a informação divulgada pela NOS, os projetos selecionados também poderão, ser incluídos no portefólio de soluções da operadora de telecomunicações.
Neste sentido, no âmbito deste programa, as empresas portuguesas dos mais diferentes sectores poderão ter a oportunidade de desenvolver projetos nas suas organizações tirando partido do potencial da transformação digital e das mais inovadoras soluções. Esta Test Bed prevê apoiar o desenvolvimento até 165 pilotos até 2025.
Paralelamente, o programa, que tem como parceiros a Unicorn Factory Lisboa, a Armilar, a Alaian, a PWC, e a Unlimit, também organizará uma série de mini eventos para promover a partilha de informação dentro deste ecossistema de inovação, como tech talks, workshops, innovation breakfast e pitch days setoriais.
A Test Bed 5G, recorde-se, visa potenciar a inovação e a liderança na experimentação assente em 5G acelerando a sua adoção em Portugal e contribuindo para a convergência a nível europeu. Liderada pela NOS, com a copromoção do Continente e da Wells, a iniciativa conta com o INESCTEC, o CEiiA e a Ericsson como parceiros core.