Portuguesa ShiftForward adquirida por multinacional norte-americana
A multinacional Velocidi comprou a start-up portuguesa ShiftForward. A Portugal Ventures efetuou a venda da sua participação no projeto.
A nova iorquina Velocidi tornou ontem pública a aquisição da portuense ShiftForward. Apesar de não ter sido adiantado nenhum valor, sabe-se que a Portugal Ventures vendeu a sua participação no projeto em que apostou um milhão de euros em 2014.
Paulo Cunha, ex-CEO e agora CPO (chief product officer) da start-up sediada no Porto – que passa agora a denominar-se Velocidi -, referiu à agência Lusa que os escritórios no norte de Portugal vão ser mantidos e que há a previsão de duplicar os postos de trabalho. Isto traduz-se no recrutamento de mais 10 pessoas para as áreas de engenharia, marketing e produto.
“Ao integrarmos a equipa da Velocidi vamos não só ser capazes de enriquecer os nossos produtos e serviços, de modo a torná-la na primeira plataforma de dados no mercado que agrega dados de consumidores e de publicidade digital, como continuar a reter talento português e a manter a nossa estrutura na cidade do Porto e o nosso espírito dinâmico de start-up”, acrescentou o líder da start-up adquirida.
Em declarações à agência Lusa, o fundador e CEO da Velocidi, David Dunne, referiu que a empresa tem “planos muito ambiciosos para o Porto, que vai ser o centro de tudo o que vamos fazer na Europa e o centro tecnológico da nossa empresa”.
Do ponto de vista da Portugal Ventures, o CEO Celso Guedes de Carvalho adianta que “atendendo ao estágio de maturidade da empresa, este exit acontece de forma natural para todos os acionistas fundadores e investidores da ShiftForward, confirmando o sucesso da decisão de investimento e do roadmap que permitiu a validação das soluções tecnológica em mercados internacionais. A combinação da tecnologia e produtos desenvolvidos, quer pela ShiftForward, quer pela Velocidi, em conjunto com a experiência de ambas as equipas, permitirá acelerar o crescimento e alavancar o sucesso no mercado global”.
No final de 2014, a Portugal Ventures investiu um milhão de euros neste projeto, em conjunto com Florian Heinemann e Brian Fitzpatrick, dois business angels.
A ShiftForward nasceu de uma consultora especializada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de anúncios. Criada em 2011, os targets principais da start-up são os mercados francês, alemão e britânico.