Portugal está mais competitivo. Este ano ocupa a 39.ª posição do ranking IMD.

O nosso país subiu três posições no World Competitiveness Ranking 2023. Está à frente de países como Índia e Itália.

Divulgado ontem, o ranking IMD World Competitiveness de 2023 coloca Portugal na 39.ª posição – numa lista que engloba um total de 64 países -, o que representa uma subida de três lugares face ao ranking de 2022.

Tal como nos anos anteriores, o ranking mundial de competitividade, que vai na sua 35.ª edição, explora uma diversidade de 164 critérios que afetam a prosperidade de 64 economias. É baseado numa mistura de dados (selecionados através de pesquisa usando literatura económica, fontes internacionais, nacionais e regionais, além do feedback da comunidade empresarial, agências governamentais e académicos), e de 92 perguntas respondidas por 6.400 executivos seniores.

Nesta edição, a Europa consegue ter cinco economias entre as 10 primeiras. Destaque para a Dinamarca, Irlanda e Suíça, países que ocupam os três primeiros lugares da lista de países mais competitivos. A Dinamarca manteve o primeiro lugar registado no ano passado, a Irlanda deu um salto do 11.º para o 2.ºlugar, e a Suíça manteve-se na 3.ª posição. São pequenas economias que, conclui a IMD, fazem bom uso do acesso a mercados e parceiros comerciais. Tal como Singapura que ficou no 4.º lugar do ranking.

Relativamente ao top 3, a IMD salienta ainda que a liderança da Dinamarca é baseada nas suas conquistas contínuas nos quatro fatores de competitividade medidos.  Isto é, permanece em primeiro lugar em eficiência empresarial, segundo em infraestrutura, e mostra resultados ligeiramente melhores em eficiência governamental, passando do 6.º para o 5.º lugar.

Outro fator medido no ranking é o desempenho económico e neste domínio a ascensão da Irlanda foi grande, já que em 2022 ocupava a 7.ª posição

O forte desempenho em todos os fatores de competitividade medidos foi determinante para que a Suíça mantivesse a 3.ª posição. O país permanece em 1.º lugar em eficiência e infraestrutura do governo, ocupa o 7.º lugar em eficiência empresarial e melhorou no desempenho económico.

Os resultados apresentados pelo IMD World Competitiveness de 2023 evidenciam também o aumento de competitividade de países como Tailândia, Indonésia e Malásia que demoraram mais tempo a abrir-se ao mundo na fase pós-pandemia de Covid-19.

No top 10 regista-se a descida de Singapura, face a 2022, ao passar para o 4.º lugar, a subida da Holanda do 6.º para o 5.º lugar, a subida de Taiwan, de 7.º para o 6.º lugar, e a descida de Hong Kong do 5.º para o 7.º lugar. Já os EUA melhoraram ao ocupar a 9.ª posição (subiu um lugar), e os Emirados Árabes Unidos subiram duas posições e ficaram no 10.º lugar.

No atual ranking destaque ainda para a entrada do Kuwait que faz assim a sua estreia nesta listagem.

Comentários

Artigos Relacionados