Portugal e Brasil promovem “Erasmus” de start-ups

A partir de janeiro de 2017, a capital portuguesa receberá 20 empresas cariocas na Startup Lisboa, enquanto o Rio de Janeiro acolherá 10 empresas portuguesas.

A Câmara Municipal de Lisboa assinou hoje, na Web Summit, em Lisboa, um protocolo de cooperação com a secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, no Brasil.

O objetivo é estabelecer uma espécie de Erasmus de três meses entre start-ups de ambas as cidades para incentivar a expansão comercial e económica de ambos os países. Com este protocolo haverá, segundo Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, uma diminuição, dos custos de internacionalização.

A partir de Janeiro de 2017, a capital portuguesa recebe 20 empresas cariocas na Startup Lisboa, enquanto o Rio de Janeiro acolhe dez empresas nacionais. Do lado da Startup Lisboa, a aposta vai ser em empresas da área do digital, da indústria criativa e dos serviços, enquanto a Startup Rio se centra nos domínios das tecnologias de informação e comunicação e da biotecnologia.

Otakar Guilherme, da StartupRio, adiantou que, apesar da situação económica do Brasil, existe um “compromisso de que a internacionalização está garantida”, uma vez que a aposta nas áreas da tecnologia e inovação é uma das medidas do governo regional do Rio de Janeiro para diversificar a economia (além das habituais receitas de petróleo e gás).

Comentários

Artigos Relacionados