Porquê investir em mulheres empreendedoras? Investidor explica.

Serão as mulheres empreendedoras o futuro do ecossistema de start-ups este ano? A questão domina a atualidade e a CNBS avança algumas pistas.

Uma das conclusões do mais recente Global Gender Gap Report 2020  refere que são necessários mais 100 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres com base na atual taxa de progresso das empreendedoras no ecossistema de start-ups. As previsões ali espelhadas podem ser importantes para estimular os players dos diferentes setores de negócio, os decisores, a trabalharem na diminuição do gap profissional entre homens e mulheres e aumentar a representação feminina nas salas de reuniões.

À CNBS, o investidor Yuki Kawamura, partner do AET Fund, destacou o facto de hoje em dia as mulheres estarem mais conscientes do seu poder, do que trazem para a mesa das negociações e de como o seu QE (quociente emocional) e atitude empática contribuem para o sucesso dos projetos a que se associam. Esta consciência levou a um aumento da paridade de género e, na sua opinião, as start-ups lideradas por mulheres prosperam, provando-se que a diversidade na liderança tem um impacto positivo no crescimento.

Então porquê investir em mulheres empreendedoras? O investidor partilhou algumas razões:

Elevada inteligência emocional
Líderes com alta inteligência emocional são mais eficazes na gestão de equipas. Lideram com um estilo transformacional e têm uma natureza empática, o que se traduz num ambiente de trabalho positivo. As mulheres empreendedoras são frequentemente associadas a este espírito, o que impacta positivamente o crescimento global e o ambiente das start-ups emergentes.

Dinâmicas e adaptavéis
As start-ups trabalham num ambiente dinâmico e a adaptabilidade é uma virtude fundamental para um líder. De acordo com pesquisas efetuadas pela Bain & Company, pela Google e pela AWE Foundation, com base no inquérito a 350 mulheres empreendedoras e pequenos empresários na Índia urbana, constatou-se que as start-ups lideradas por mulheres fundadoras são resilientes e rápidas a adaptarem-se. Muitas vezes acreditam na abordagem de dissecar um problema e encontrar a solução e são melhores em multitarefas do que os homens.

Melhor taxa de retenção
As fundadoras femininas como líderes de pensamento são mais propensas a possuir um alto nível de conhecimento em torno do sucesso financeiro do que os seus homólogos masculinos. Um estudo do BCG refere que os projetos liderados por mulheres geram, anualmente, receitas 12% mais altas e que usam, em média, menos um terço menos do capital do que as start-ups lideradas por homens. As mulheres fundadoras são mais propensas a compreender mercados-alvo mais amplos, o que se traduz numa melhor taxa de retenção.

Fator motivação
Regra geral, as empreendedoras são menos propensas a motivarem-se pelo dinheiro do que os fundadores homens. Uma pesquisa conduzida pela Illuminate Ventures concluiu que 15% dos empreendedores masculinos estão motivados a criar empresas com base nos ganhos financeiros, contra 2% das mulheres.

Comentários

Artigos Relacionados