Planetiers: a nova plataforma agregadora de projetos sustentáveis

Foi ontem inaugurada a Planetiers, uma plataforma portuguesa onde os consumidores podem encontrar produtos e serviços sustentáveis para o planeta.

Poupar tempo e dinheiro é a premissa desta nova plataforma agregadora de negócios que são sustentáveis para o planeta Terra. Sérgio Ribeiro e Carlos Carvalho são os dois cofundadores deste projeto português. Sérgio, de 26 anos, é licenciado em Engenharia Biológica e Carlos, de 31, vem de Engenharia Electrotécnica.

Apesar da plataforma já estar online há um mês, ontem recebeu uma nova cara. Durante o evento, no qual o Link To Leaders marcou presença, foi apresentada a nova interface do Planetiers que, segundo os seus criadores, é mais intuitiva e “user-friendly” depois de terem tido “feedback” dos utilizadores.

Na Planetiers há produtos que vão desde o jardim até à alimentação, passando por produtos de beleza e lifestyle, todos amigos do ambiente. A Rutz é uma das marcas representadas nesta nova plataforma. O Link to Leaders falou com Hugo Batista, um dos fundadores deste projeto que nasceu em 2012 e que cria calçado, roupa e acessórios a partir de cortiça. “Isto foi o encaixe perfeito da Rutz com a Planetiers e obviamente temos este objetivo também de sonhar bem alto e dizer que daqui a uns 20 anos o mercado todo do calçado já não calça pele, quer material alternativo. O nosso material é cortiça e esse é o maior objetivo que nós podemos partilhar com a Planetiers também que é ter este objetivo, não digo a longo prazo, mas a curto-médio prazo, de mudar sempre o que é possível, nós na área da moda e do calçado e eles como plataforma agregadora”, afirmou o cofundador da Rutz.

Eduardo Moura, o delegado para a sustentabilidade da EDP, também esteve presente no evento, tendo revelado o investimento que era necessário para tornar Portugal 100% amigo do ambiente no que toca à energia utilizada. Os números, dificilmente atingíveis, passam por 440 milhões de painéis solares e 310 mil milhões de euros de investimento. Por outros números, precisaríamos de 44 painéis por pessoa e de um investimento de 31 mil euros “per capita”.

A Planetiers é gratuita tanto para os utilizadores como para os vendedores e vai viver de comissões sobre as vendas. Depois de receber um investimento de 70 mil euros, este projeto pretende internacionalizar-se em 2018 e tornar Portugal um país mais sustentável.

Comentários

Artigos Relacionados