Pastel de Chaves procura investidores que apoiem a descarbonização da produção

A plataforma Goparity desafia os investidores a apoiarem a empresa transmontana Prazeres da Terra na redução das emissões de CO2 no processo produtivo do Pastel de Chaves.

Promovida pela Prazeres da Terra, um negócio transmontano produtor de pastelaria local com destaque para o conhecido Pastel de Chaves IGP, a plataforma Goparity está a desenvolver uma campanha de financiamento colaborativo com o objetivo de mobilizar os investidores a contribuir para a produção mais sustentável deste tradicional sabor transmontano.

250 mil euros é o montante que empresa pretende reunir para conseguir instalar uma central fotovoltaica para, desta forma, evitar a emissão de cerca de 34 toneladas de CO2 por ano, bem como para instalar carregadores para veículos elétricos.

Fundada em 2006, a Prazeres da Terra tem vindo a crescer especialmente depois do seu Pastel de Chaves ter sido reconhecido com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Atualmente, é

fornecedora dos principais grupos retalhistas presentes em Portugal, investiu em inovação industrial, diversificou o portefólio para incluir dietas vegan, abriu uma loja de venda direta ao público em Chaves e, recentemente, lançou uma aplicação para automatizar o processo de vendas.

A campanha procura angariar 250.000€ para a descarbonização dos seus processos produtivos, com uma instalação solar que evitará a emissão de cerca de 34 toneladas de CO2 por ano, bem como com a instalação de carregadores para veículos elétricos. Além disso, a produção descentralizada de energia através de fontes renováveis, próxima do local de consumo, ajudará também a evitar custos de distribuição.

Qualquer pessoa pode ser investidor neste projeto através da plataforma com investimentos a partir dos cinco euros, que renderão juros anuais de 5,7%, pagos mensalmente durante seis anos.

“A Prazeres da Terra tem-se comprometido com o impacto ambiental advindo da sua atividade. O foco está em apostar cada vez mais numa produção sustentável, seja na escolha das matérias-primas como no recurso a energias alternativas. Valorizamos as pessoas e o ambiente e esperamos contribuir de forma positiva para um avanço industrial com menor impacto ambiental”, afirmou Jorge Santos, sócio-gerente da Prazeres da Terra.

Resumo:
Responsável: Prazeres da Terra
Área: Alimentação
Produto:
Central fotovoltaica
Mercado: Nacional
Necessidade: Investimento
Contacto: Goparity

Comentários

Artigos Relacionados